Cultura

Restos de Thomé de Souza podem vir para Salvador

Imagem Restos de Thomé de Souza podem vir para Salvador
Advogado Ademir Ismerim esteve em Portugal e negocia o traslado da ossada para um memorial do fundador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/03/2013, às 08h11   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp


Salvador tem uma estátua do seu fundador, Thomé de Souza, na Praça Municipal, há muitos anos, mas os restos mortais do português que foi o primeiro administrador oficial da então capital do império não estão no local que o tornou célebre. Para mudar esta situação, moradores da cidade estão em busca de trazer de Portugal o restante da ossada do pioneiro e deixá-la em Soterópolis para sempre.
A iniciativa é do advogado Ademir Ismerim, que esteve recentemente no Mosteiro de Santo Antônio da Castanheira, perto do povoado de Nova Loja, em Vila Franca de Xira, Portugal. Lá é o local de sepultamento de Thomé de Souza, onde o fundador da capital baiana viveu até o final de sua vida. Em Salvador, o pioneiro esteve só durante quatro anos, o suficiente para, como governador-geral, implementá-la e direcioná-la para seguir com as próprias pernas.
A idéia do advogado é conseguir apoio para fazer um Memorial de Thomé de Souza no ano que vem. O proprietário do local de sepultamento já concordou com a cessão da ossada. Em Salvador, o prefeito ACM Neto e o embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, já garantiram apoio. Ele acredita que o trâmite com o governo deverá ser tranqüilo, uma vez que em Portugal trata-se de um quase desconhecido. Em Salvador, é o fundador da cidade. Com informações do A Tarde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp