Cultura

Concurso nacional comemora centenário de nascimento de Walter Smetak

Publicado em 25/06/2013, às 12h41   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), inscreve gratuitamente desta terça-feira (25) a 1º de setembro para o Concurso Nacional de Composição Walter Smetak, como parte das comemorações do centenário de nascimento do compositor, professor, poeta, escritor e escultor suíço Walter Smetak, radicado em Salvador e falecido em 1984.
O projeto tem o apoio da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/Ufba). "Falar sobre música é uma besteira, mas executá-la é loucura", dizia o compositor suíço que, em 1957, chegou Salvador, na Bahia, convidado pelo compositor e professor alemão Hans Joachim Koellreuter, onde passou a atuar como pesquisador e professor da Emus.
Sua influência se reflete na música brasileira, por meio de diferentes gerações, tanto de músicos da esfera erudita quanto da popular - Tuzé de Abreu, Caetano Veloso, Tom Zé, o grupo de música instrumental Uakti, entre outros.
A proposta deste concurso busca impulsionar a criação de obras sinfônicas por jovens compositores brasileiros (de até 35 anos) ou estrangeiros naturalizados, estimulados pelos conceitos e ideias do compositor Walter Smetak, para ampliar o repertório nacional e prestar uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor.
Aspectos como originalidade, grau de criatividade, maturidade técnica e adequação à proposta de homenagear a obra de Smetak compõem os critérios de avaliação do edital.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp