Cultura

Coleção que conta história da Bahia é lançada nesta sexta-feira (11)

Publicado em 10/10/2013, às 23h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Coleção Tempo Antigo: Memórias da História Bahiana, que resgata episódios importantes do passado no estado, será lançada nesta sexta-feira (11), no auditório da Unime, em Lauro de Freitas, às 19h. Os três exemplares – Resumo Chronólogico e Noticioso da Província da Bahiadesde o seu descobrimento em 1500, Tempo Antigo e Epopéia Itaparicana, publicados pela Editora Livro, venceram o edital da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura.

A escritora e produtora cultural Márcia Tude, o historiador e escritor, Gildásio Freitas, e o pesquisador historiográfico, Coriolano Oliveira, foram os vencedores. A reedição dos livros pela Fundação foi idealizada pelo então diretor Ubiratan Castro, que faleceu no início deste ano.


Márcia explica que o objetivo da reedição dos títulos raros é contribuir com a história da Bahia, resgatando episódios do passado que permitirá compreender o nosso próprio presente. "Quem não conhece a sua história, fica privado dos seus referenciais, das suas raízes", destaca. Na avaliação da escritora, o lançamento da Coleção Tempo Antigo coloca em debate a importância da preservação da memória e valorização dos registros históricos em uma sociedade cada vez mais efêmera.

Gildásio Freitas foi responsável por selecionar os livros que retratam fatos importantes da Bahia antiga. Para ele, os títulos são obras raras, sem edição há muito tempo, cujos exemplares em edição antiga se perderam e a sociedade não teve acesso. “A reedição é fundamental, pois traz o resgate histórico, bem como a valorização de informações valiosas, que a nossa população merece conhecer”, pontua.

Os lançamentos acontecerão também no dia 17 de outubro, no Instituto Geográfico Histórico da Bahia, em Salvador, na Feira Literária Internacional, de 23 a 27, em Cachoeira, finalizando na cidade de Itaparica, no dia 8 de novembro, às 16h, na Biblioteca Juracy Magalhães Junior.



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp