Cultura

Fitinha do Bonfim voltará a ser fabricada na Bahia

Imagem Fitinha do Bonfim voltará a ser fabricada na Bahia
Fabricação, que ficava no interior de São Paulo, virá de volta para Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/11/2013, às 06h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Talvez você não saiba, mas a fitinha do Bonfim, um dos elementos mais famosos da cultura da Bahia, não é fabricada no estado. Porém, um possível impacto desta notícia está perto de ser anulado com as novidades anunciadas para o turismo religioso baiano pelo Governo do Estado. 
A fábrica, atualmente localizada no interior de São Paulo, voltará a Salvador após 20 anos. Ela será instalada no bairro da Ribeira, vizinho do Bonfim, e voltará a ter o tecido de algodão, diferente do sintético atual. A medida é apenas uma das novidades do novo plano do governo para o segmento turístico no estado.
De acordo com o secretário Domingos Leonelli, a Bahia tem grande potencial para montar uma grande indústria com base nos visitantes que vêm á Bahia unicamente por motivos religiosos. Segundo as estatísticas oficiais, sem um apoio institucional, este público já reúne 100 mil turistas.
"O turismo religioso é forte em todo o mundo e em diversos lugares do Brasil. Na Bahia não poderia ser diferente, pois temos todos os apelos para receber milhares de visitantes deste segmento. Essas ações integradas servem para estrutura melhor o setor em todas as suas vertentes", disse Leonelli. No lançamento da campanha estava também presente o arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
A fábrica será gerida pela Cooperativa de Produtores de Artigos Religiosos e Culturais (Cooparc). Na estrutura, a entidade fará, além das tradicionais fitinhas, outros artigos religiosos artesanais, como imagens de santos.

Publicada no dia 27 de novembro de 2013, às 21h22

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp