Cultura

Fitinhas do Bonfim voltarão a ser brancas

Imagem Fitinhas do Bonfim voltarão a ser brancas
Cor consagra a fita ao santo à qual faz referência  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/12/2013, às 08h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos maiores símbolos da cultura da Bahia, as Fitinhas do Bonfim voltarão às raizes e agora só serão produzidas na cor branca. A medida foi anunciada pelo Governo do Estado nesta sexta durante o Fórum Estadual de Turismo e coincide com o retorno da fábrica dos artigos à Bahia.
Após 20 anos sendo fabricadas em São Paulo, a tradição voltará ao estado natal e, para continuar o processo, acabou a época das fitinhas coloridas. Com o adereço branco, está de volta o costume de a fitinha ter unicamente a cor do santo que representa. O coordenador da Cooperativa de Produtores de Artigos Religiosos e Culturais da Bahia, Moisés Cafezeiro, explicou que as fitas de outra cor foi invenção dos paulistas.
Segundo ele, para enfatizar o aspecto “festa” e “alegria”, as várias cores foram introduzidas à fitinha do Bonfim. O retorno à Bahia também mudará o material com que as fitinhas são confeccionadas. Em SP, elas eram feitas de material sintético. Em Salvador, serão 90% algodão e 10% material sintético.

Publicada no dia 13 de dezembro de 2013, às 16h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp