Cultura

Fiéis renovam fé no Senhor do Bonfim na última sexta-feira de 2013

Imagem Fiéis renovam fé no Senhor do Bonfim na última sexta-feira de 2013
Dez missas serão realizadas dentro e fora da igreja até o final do dia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/12/2013, às 15h31   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

A tradição se renovou nesta sexta-feira (27), a última de 2013. Vestidos de branco, os fiéis subiram a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, para agradecer as graças alcançadas neste ano e fazer os pedidos para 2014. Ao longo do dia, dez missam serão realizadas na basílica mais famosa da Bahia. A primeira começou antes mesmo do sol nascer, às 4h30.
A estimativa é de que até o final do dia 13 mil pessoas, entre baianos e turistas, visitem a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.  Por causa da perspectiva da quantidade expressiva de fiéis, celebrações também campais também foram realizadas fora da basílica.
A aposentada e cadeirante Maria das Graças Nogueira, de 87 anos, venceu as limitações físicas para participar da missa das 11h. 
“É importante ter fé, meu filho. Sempre vim para cá desde criança. Primeiro, com a minha vó. Depois, com a minha mãe. Não é porque estou agora com algumas pequenas dificuldades que eu não viria. A fé no Nosso Senhor do Bonfim é muito maior do que essas dificuldade e é nela que eu me apego para  estar aqui”, afirmou, emocionada, dona Maria das Graças.
Do lado de fora, o pequeno Marcos da Conceição, de 10 anos, ao lado da mãe, também acompanhou as celebrações. Após ser molhado com água benta, também demonstrou fé no Senhor do Bonfim.

“Mainha disse que protege e eu acredito. Estou agradecendo por tudo de bom que consegui em 2013, por ter passado de ano. Para 2014, estou pedindo para que o Senhor do Bonfim abençoe meu pai e ele consiga um emprego logo”, declarou Marcos.

Como de costume, a movimentação de populares para chegar a Igreja do Bonfim intensificou o trânsito na região e movimentou também o comércio informal. Fitas, terço, crucifixo e até bênção foram vendidos próximo à basílica.
O padre Edson Menezes demonstrou satisfação com a presença de fieis e comentou ideia de realizar missas do lado de fora. “Essas missas campais foram  idealizadas porque a igreja ficou pequena para abrigar tanta gente. Eles agradecem  pelas benção de 2013 e pedem novas vitórias para o ano que vem. A fé no Nosso Senhor do Bonfim fica cada vez mais viva após um dia como esse”,  comemorou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp