Cultura

Após 20 anos, Salvador reinaugura Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira

Joilson César / BNews
O evento contou com a participação do prefeito da capital baiana, Bruno Reis, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, do secretário de cultura do estado, Bruno Monteiro, entre outras autoridades  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 06/11/2023, às 10h14 - Atualizado às 14h22   Daniel Serrano e Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

A espera finalmente acabou. Após duas décadas, o Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira foi reinaugurado na manhã desta segunda-feira (6), no Centro Histórico de Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O evento contou com a participação do prefeito da capital baiana, Bruno Reis, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, do secretário de cultura do estado, Bruno Monteiro, entre outras autoridades.

O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, enalteceu o equipamento e falou da sua importância para Salvador.

"Olha, esse para mim, é um marco que a gente está tendo aqui, né? Porque a gente está finalmente entregando de novo esse equipamento maravilhoso pra Cidade de Salvador, no mês da Consciência Negra, com a exposição que é uma das mais importantes dos últimos dez anos no Brasil. Então eu acho que é uma junção de coisas, né? A cidade precisa desse equipamento, né? E ele vai ser reinaugurado em alto estilo, né? Então é um momento de muito, muito prazer, muita satisfação. Está entregando de novo pra cidade esse que é o museu, que é o nosso retrato, o Museu Áfrico", afirmou Guerreiro.

À esquerda Fernando Guerreiro, Presidente da Fudanção Gregório de Matos / À direita - Bruno Monteiro, Secretário estadual de cultura
 À esquerda - Pedro Tourinho, secretário municipal de Cultura e Turismo / À direita Fernando Guerreiro, Presidente da Fudanção Gregório de Matos 

O secretário de cultura Pedro Tourinho falou sobre o tempo de espera para a reinauguração do museu e a realização de um sonho para a sociedade soteropolitana.

"São 20 anos que a cidade espera pelo Muncab (Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira). Foi 20 anos de luta de quem teve aqui na AMAFRO para manter viva essa visão, essa possibilidade de ter um museu nacional de cultura afro-brasileira em Salvador. E hoje é um sonho de muita gente que se realiza. Ter que estar abrindo hoje a primeira etapa dessa reforma, dessa requalificação do espaço com uma exposição riquíssima baseada no livro 'Um Defeito de Cor' de Ana Maria Gonçalves que é um livro que é o marco na literatura brasileira por contar a história da mulher negra no país nos últimos séculos. Então hoje é um dia de muita alegria, muita felicidade e sobretudo um dia de realização para a comunidade da família de Salvador porque estamos realizando um sonho" disse o secretário Bruno Monteiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp