Cultura

BBB 24: Conheça ‘1984’, livro que Vanessa Lopes acredita que foi inspirado no programa

Reprodução/Redes Sociais
Clássico de George Orwell, '1984' foi lançado muito antes do programa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 18/01/2024, às 20h08   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Big Brother Brasil 24 tem feito menção a importantes obras da literatura mundial. Após Wanessa Camargo recomendar “A Sociedade do Espetáculo”, foi a vez de Vanessa Lopes citar outro clássico, “1984”, do escritor inglês George Orwell. Porém, a sister tem cometido alguns equívocos com o título e sua relação com o reality show. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Tem um livro que é baseado nesse programa, 1900 e não sei o quê. Eu recebi de uma pessoa que eu ficava lá em Recife (…). Enfim, é porque é o destino. [Ela] me contou um pouco da história, que é uma sociedade em que tudo vê tudo, não tem privacidade, tudo seu é visto. Enfim, e aí tem um grande irmão, em que ele vê tudo, o big brother. Aquela parede tem olhos, olhos que abrem e fecham”, garantiu a tiktoker.

O detalhe é que 1984 foi lançado em 1949, quando a televisão ainda não tinha chegado ao Brasil (a primeira transmissão foi em 1950). Além disso, o primeiro Big Brother é de 1999, na Holanda. 

Sobre 1984 

O romance de George Orwell se passa em um futuro distópico, onde a Terra foi devastada por uma guerra mundial e passou a ser governada por três superestados totalitários. Nesse mundo opressivo, o governo é comandado pelo Partido, e seu líder máximo é o Big Brother, o Grande Irmão. 

O personagem do Grande Irmão é um ditador e líder supremo, que controla toda a população da fictícia Oceania. Por lá, todos os espaços públicos e privados estão monitorados por uma câmera que grava e espia toda a intimidade dessa sociedade. 

Quem é pego pela "Polícia do Pensamento" vira uma "não-pessoa", com todos os registros de que existia desaparecendo. A intenção do autor com o livro era criticar o totalitarismo e mostrar que aquele futuro terrível não deveria acontecer.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp