Cultura

Delegação que vai representar Bahia na Conferência Nacional de Cultura é definida

Beatriz Araújo/BNews
Delegação foi definida durante votação realizada nesta sexta-feira (8), último dia da VI Conferência Estadual de Cultura  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo/BNews

Publicado em 08/12/2023, às 16h37   Beatriz Araújo e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia definiu, nesta sexta-feira (8), último dia de evento, em Feira de Santana, a delegação formada por 24 delegados e delegadas que vai representar o estado na Conferência Nacional, que acontece entre os dias 04 e 08 de março, em Brasília.

O Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, explicou ao BNews que o processo foi realizado com muita democracia, diálogo e participação.

"Foi valorizando todas as opiniões, valorizando essas representações que vêm de todos os lugares e isso dá o tom da nossa política, isso dá o tom dos investimentos que nós temos feito e vamos seguir fazendo. Para nós, só vale a cultura se ela for pra todas as pessoas, se ela nunca tiver medo de representar todos, de estar de fato com toda essa diversidade incluída e participando, e é assim que nós queremos dar sequência a esse trabalho ao longo dos próximos anos. Quem ganha com isso não somos nós, quem ganha com isso é a cidadania plena, é a democracia e a cultura do estado da Bahia", disse.

Segundo Marcelo Lemos, chefe de gabinete da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), a presença da Bahia na etapa nacional vai fortalecer a cultura do estado.

"O que a gente vai fazer é levar a nossa experiência de cultura para todo o Brasil e, com isso, a gente conseguir avançar ainda mais. É uma das melhores experiências que nós temos no Brasil. Vamos levar a nossa expertise e também fazer com que ajude nas proposições pra que a política nacional de cultura avance, ainda mais nesse momento muito importante de retomada da cultura no Brasil, e a Bahia alavancando isso. Só quem tem a ganhar nisso é a cultura", garantiu.

O delegado mais votado do território de Itaparica, Henrique Carvalho, descreveu a sensação de ser um dos escolhidos para a etapa em Brasília, e declarou a importância da fomentação nos interiores baianos.

"A primeira sensação é de dever cumprido. Estar na companhia estadual é uma missão muito grande para todos nós, que somos dirigentes de cultura, estamos na base da cultura, que sempre estamos junto com o estado, trabalhando, fazendo uma cultura cada vez melhor. E ser eleito é um sinal de reconhecimento, que o nosso território, território em Itaparica, que compõe seis municípios, está bem representado porque nós viemos aqui mostrar a nossa força dos municípios pobres, carentes, que necessitam sempre de uma cultura viva, de uma cultura mais autêntica e de diretores de cultura que incentivem os nossos provedores a fazer sempre mais pela cultura", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp