Cultura

VÍDEO: VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia acontece em Feira de Santana nesta semana; assista

Beatriz Araújo/BNews
Com o tema “Cultura e Democracia em construção na Terra da Liberdade”, conferência começou nesta quarta-feira (6)  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo/BNews

Publicado em 06/12/2023, às 20h33   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a participação social da cultura, a VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia teve início nesta quarta-feira (6), em Feira de Santana, e vai até a próxima sexta (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição. Com o tema “Cultura e Democracia em construção na Terra da Liberdade”, a etapa baiana faz parte da retomada da Conferência Nacional de Cultura, que acontece entre os dias 04 e 08 de março, em Brasília.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

No primeiro dia de conferência, a equipe do BNews conversou com alguns dos presentes no evento, em especial André Rhomero, músico de Ibicoara, município no sul da Chapada Diamantina, escolhido para representar o território de identidade da região. 

“Falar de direito à cultura, de democracia, em um ano maravilhoso para a cultura, onde várias políticas têm florescido no país todo, então posso dizer que estou muito feliz de estar aqui”, revela Rhomero, que complementa afirmando que “onde há cultura, há paz”, recitando o pintor e escritor russo Nicholas Roerich. 

Representando a aldeia Kariri-Xokó, de Paulo Afonso, a indígena Iatanã revelou que espera ter visibilidade na conferência, sendo a escolhida para chegar até a edição nacional em Brasília. 

“[Espero] reconhecimento pelos povos indígenas para que seja escolhido um delegado para chegar até Brasília do nosso povo, do nosso território”, afirma a indígena. 

Outra representante da cultura do interior da Bahia entrevistada pela equipe do BNews foi a cantora Malena Lima, de Barra do Rio Grande, município do oeste do estado, que comentou sobre o “renascimento” cultural proporcionado pela conferência, bem como pela retomada das políticas públicas voltadas para a cultura nacional. 

“Representa a esperança de reavivar várias culturas e vários fazedores de cultura que estavam adormecidos. Isso é de suma importância para nós, fazedores de cultura, ter uma conferência novamente e nessa proporção enorme que está sendo aqui hoje”, destaca Lima. 

Durante a conferência, os delegados e delegadas baianas participarão de mesas e debates que girarão em torno de seis eixos temáticos: Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à Cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Linguagens, Meios Artísticos e Digitais.

Na programação da Conferência está prevista a participação de parlamentares, gestores e gestoras públicas, além de personalidades relevantes para o debate cultural na Bahia e no país. 

Os encontros serão encerrados com a elaboração da Carta de Feira de Santana, na qual constam as propostas de políticas públicas eleitas para a cultura baiana e que serão levadas para a etapa nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp