Cultura

VÍDEO: “Não existe política sem participação”, afirma Maria Marighella

Beatriz Araújo/BNews
Maria Marighella participou da VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia, em Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo/BNews

Publicado em 06/12/2023, às 19h53   Beatriz Araújo e Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a participação social da cultura, a VI Conferência Estadual da Cultura da Bahia teve início nesta quarta-feira (6), em Feira de Santana, e vai até a próxima sexta (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição. Presente no evento, a presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, destaca para o BNews a importância da retomada das políticas públicas para o setor

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

“É o momento de retomada das políticas públicas para a cultura e, obviamente, a participação precisa ser o centro do debate e da construção dessa política. Não existe política sem participação”, afirma Marighella. 

Com memória vívida da última Conferência da Cultura realizada na Bahia, em Camaçari, a presidente da Funarte acredita que a etapa estadual abre caminho para a conferência nacional em março de 2024. 

“Não será uma conferência qualquer, é uma conferência que vem com uma carga de 10 anos de construção, que dialoga com um novo ciclo, uma nova cena. Fizemos conquistas muito importantes nesse ciclo e eu posso falar da aprovação da Lei Aldir Blanc 1, da Lei Paulo Gustavo, da Lei Aldir Blanc 2, que coloca na vida do país a maior política pública para cultura da história, que é o investimento de R$ 15 bi já garantidos por cinco anos”, pontua Marighella. 

A Conferência, convocada pelo governador Jerônimo Rodrigues e coordenada pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), acontece no Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana (CETIFS). Com o tema “Cultura e Democracia em construção na Terra da Liberdade”, a etapa baiana faz parte da retomada da Conferência Nacional de Cultura, que acontece entre os dias 04 e 08 de março, em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp