Cultura

Festival de Berlim está sob investigação por declarações antissemitas

Reprodução/X/@berlinale
Festival de Berlim vira alvo de investigação por declarações antissemitas durante premiação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/X/@berlinale

Publicado em 26/02/2024, às 17h59   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Festival de Cinema de Berlim, que teve início no dia 15 de fevereiro, está sob investigação após cineastas usarem a premiação para fazer declarações contra Israel e o conflito com o Hamas, segundo o governo alemão. A informação é do Estadão. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Durante a cerimônia de premiação, o diretor palestino Basel Adra acusou Israel de "massacrar" a população palestina e criticou a venda de armas alemãs para o país. Já o diretor americano Ben Russell usou um lenço palestino e acusou Israel de genocídio. As declarações foram aplaudidas pelo público, mas geraram repúdio de autoridades alemãs.

O governo alemão considerou as declarações "inaceitáveis" e "anti-semitas". A ministra da Cultura, Claudia Roth, anunciou que vai estudar o caso junto com o prefeito de Berlim, Kai Wegner. 

A direção do festival ainda não se pronunciou oficialmente sobre a polêmica, mas disse ao jornal Die Welt que as declarações dos cineastas eram "opiniões individuais e independentes" do evento. 

A Berlinale se declara "explicitamente contra a discriminação e todas as formas de ódio", mas considera importante que exista "a livre expressão de opiniões" dentro "dos limites da lei".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp