Cultura

Jerônimo revela data limite para entrega da reforma do Teatro Castro Alves

Divulaçção / Conder
Obras de ampliação do equipamento culturão estão na reta final  |   Bnews - Divulgação Divulaçção / Conder
Anderson Ramos

por Anderson Ramos

Publicado em 09/04/2026, às 11h20



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) cravou a data-limite para a entrega da reforma do Teatro Castro Alves (TCA). Em entrevista nesta quinta-feira (9) ao programa Giro Baiana, da Baiana FM (89,3), transmitido simultaneamente pelo estúdio da BNews TV, o chefe do Executivo da Bahia garantiu a reabertura do equipamento ainda neste semestre. 

“Nós teremos até o dia 1º de julho a entrega do novo Teatro Castro Alves”, afirmou o governador.

Ele também lembrou de outros pontos culturais que serão lançados na sua gestão. “Vamos entregar também em Salvador dois equipamentos culturais, um do Banco do Brasil no Palácio da Aclamação e o Centro Cultural da Caixa Econômica”, afirmou. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

NOVO TCA

Com um investimento de mais de R$ 260 milhões, o TCA está passando por um processo de reforma profunda. Entre as mudanças, está a requalificação da sala principal, com melhoria na acústica, modernização da mecânica cênica, iluminação e da sonorização além de ações de sustentabilidade, como o reaproveitamento do madeiramento da Sala Principal e a instalação de um sistema de coleta de águas pluviais para manutenção dos jardins.

Entre obras e novos equipamentos, o projeto também contempla o restauro do foyer, a requalificação do jardim suspenso e melhorias no centro técnico, nas salas administrativas e nas estruturas dos corpos artísticos.  

NOVO PRÉDIO 

Além de modernizar a estrutura já existente, e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) incluem a construção de um novo edifício.

Com estrutura vertical, estreita e alongada, o “edifício lâmina”, como é tecnicamente chamado, será erguido ao lado da sala principal, conectando a rua Leovigildo Filgueiras, no Garcia, à Esplanada do TCA, garantindo acesso à Concha Acústica e à Sala do Coro. O objetivo do novo prédio é melhorar a mobilidade e acessibilidade do público e dos trabalhadores do equipamento cultural.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)