Cultura

Livro é lançado para orientar profissionais na criação de trabalhos sociais

Imagem Livro é lançado para orientar profissionais na criação de trabalhos sociais
Manual será lançado na próxima quinta-feira (5) de forma virtual em parceria com a Universidade Católica de Salvador (UCSAL)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/05/2022, às 20h21   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Com a proposta reunir situações práticas para auxiliar na elaboração de um projeto social com intervenções efetivas e engajar atitudes para tornar o leitor, um multiplicador de ações positivas dentro desse contexto, será lançado na próxima quinta-feira (5) o livro ‘Projeto Social na Prática’, que compõe a formação em Projetos Sociais, realizada em parceria com a Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

O manual elenca uma série de orientações para quem atua ou tem interesse em atuar como gestor de trabalhos sociais com impactos para a sociedade, além de ampliar a visão geral do que envolve esse processo, no intuito de contribuir e engajar os agentes de mudanças.

A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, revela que houve uma redução no número de organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades sem fins lucrativos. A queda foi de 16,5% saindo de 283,8 mil em 2010 para 238 mil em 2016. No mesmo período, por outro lado, cresceu o número de pessoas que trabalham nestas instituições com 11,7% reunindo 2,3 milhões de associados.

Do ponto de vista da economia os investimentos no terceiro setor, segundo o IBGE correspondia a 1,4% do PIB em 2015, por volta de 32 bilhões, no entanto a Rede GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) refutou o dado publicando relatórios que apontam que o terceiro setor corresponde a 5% do PIB, na casa de 114 bilhões.

Com gatilho da pandemia da Covid-19 acentuando as diferenças sociais no país, e o aumento dos investimentos sociais com recursos públicos e no campo da responsabilidade social, a autora e Pós Doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Elisamara Emiliano, destaca que a obra é uma guia para ação social voltada ao desenvolvimento humano e social e uma partilha das experiências exitosas para trazer o tema ao centro e estimular novos empreendedores na área. “A inquietude em presenciar a crescente desigualdade, cada vez mais evidente nesses dois últimos anos de crise sanitária pela Covid-19, me inspirou em multiplicar conhecimento para mostrar na prática como aplicar os conceitos de desenvolvimento social, acessível para quem quer metodologia de ação social que viabilize condições dignas de vida para a população trabalhada, ao tempo em que enfrenta a perda de direitos básicos por aqueles que carecem até mesmo de uma orientação”.

LEIA TAMBÉM:

MultiplicAção Social - Além do livro, o projeto genuinamente baiano, nasceu em Salvador com a oferta de treinamentos e cursos para profissionais da área social em diversos segmentos como ambientais e gestão de conflitos.

O espaço partilha das experiências inovadoras, fruto de uma atuação consistente e de sucesso, com a proposta de provocar os profissionais da área social a fazer uso de recursos digitais para qualificar-se e criar espaços digitais de discussão e transformação da visão de mundo dos diferentes e diversos profissionais. Os interessados podem acessar: https://multiplicacaosocial.com.br. No canal do YouTube também é possível ter acesso a aulas e conteúdos: https://youtu.be/RbTkCwLSLTY.

Sobre a autora - Elisamara de Oliveira Emiliano. Assistente social (UNESP), Mestre (PUCCAMP) e Doutora em Urbanismo (UFBA), Pós Doutora (UFBA) professora, escritora e consultora. Atualmente é facilitadora no projeto MultiplicAção Social (curso e treinamentos para profissionais da área social) e consultora em projetos sociais e ambientais.

Foi vice-coordenadora da Residência AU+E/UFBA (2018 – 2022), atua na elaboração, execução e gerenciamento de projetos de trabalho social em intervenções urbanas e rurais nas temáticas de produção habitacional, reassentamento, educação ambiental, gestão ambiental, geração de renda, fortalecimento social, entre outros. No campo da Responsabilidade Social se destaca as consultorias: Celse -Complexo Termelétrico Porto de Sergipe I (2018-2020), CCR – linha 1 metrô Salvador (2015-2018), Tetra Tech - Bamin Caetité (2021). Política Ambiental: Ministério do Meio Ambiente - Metodologia de Análise Integrada de Instrumentos das Políticas Urbanas e Ambiental SG/OEA (2014); Consultora na gestão da política e ambiental na Prefeitura de Paulo Afonso (2018- atual).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp