Cultura

Organizadores da Bienal do Livro falam sobre novidades e expectativas para o evento em 2024

Divulgação/Bienal do Livro
Durante o lançamento da edição de 2024, organizadores da Bienal deram pistas do que vai acontecer esse ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Bienal do Livro

Publicado em 26/03/2024, às 20h15   Melissa Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O lançamento da Bienal do Livro Bahia 2024 acontece, nesta terça-feira (26), em Salvador. Na ocasião, foram apresentadas as programações dos três espaços do evento (Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil).

A edição deste ano tem como tema “A histórias que a Bahia conta e que consolidam a Bienal do Livro Bahia como um dos principais eventos literários do Brasil”

Tatiana Amaral, umas das organizadoras da Bienal do Livro Bahia, falou sobre a importância do evento para todas as idades. 

"A Bienal é fundamental. É um evento que trabalha desde a criança, seja a criança que vem com uma escola ou evento, ou a criança que vem com a sua família, com um parente, um vizinho. O adolescente e o adulto. Então, trabalhar todos os gostos e todas as idades para que de uma forma lúdica, divertida".


Ela também falou sobre as novidades e a expectativa de público para o evento este ano, que deve receber cerca de 100 mil pessoas. 

"A gente aumentou de 70 horas de programação oficial para mais de 100 horas. De 100 participantes, autores e personalidades da programação oficial para 170. Ampliamos o espaço, alargamos as ruas, já estamos com os ingressos à venda no site do evento para que as pessoas possam se antecipar e programar sua visita à Bienal, para que a gente possa receber um público maior ainda. A gente espera receber 100 mil pessoas"


Bruno Henrique, outro organizador da Bienal, detalhou melhor as mudanças em relação ao ano anterior, destacando que as novidades são fruto de sugestões dos próprios participantes. 

"A gente ampliou nossas áreas de conteúdo, por exemplo, o café literário dessa edição tem praticamente o dobro da capacidade que tinha na edição passada. Temos um espaço dedicado para o pessoal dos quadrinhos, das HQs, estamos trazendo pela primeira vez pra Bahia. [...] A gente conseguiu também ter uma voz, um participante baiano em todas as sessões", disse. 


O organizador também falou sobre a importância de trabalhar com temas atrativos para a juventude, como videogames, redes sociais e outras formas de entretenimento. 

Os influenciadores do TikTok, os booktokers, hoje em dia são os influenciadores que mais estimulam a venda de livro para o mercado editorial. E o mercado editorial, o do audiovisual e o videogame, eles já estão transversais há muito tempo. Se você ver o maior fenômeno do cinema recente, sai de quadrinho. O universo Marvel tem a base, o fundamento, a origem do quadrinho, que não deixa de ser um livro.

Bruno finalizou destacando que essas obras fazem com que os jovens recorram aos livros: "Eu não tenho dúvida que essas mídias se alimentam uma da outra, e no final das contas, obviamente, elas estimulam também o universo da literatura, porque quando a pessoa quer se aprofundar na história, ela provavelmente vai terminar no livro", destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp