Cultura

Saiba o significado das cores das fitas do Senhor do Bonfim

Ilustrativa / Pixabay
As fitas do Senhor do Bonfim são procuradas por baianos e turistas principalmente em janeiro (quando ocorre a Lavagem do Bonfim) e em fevereiro (por causa do Carnaval de Salvador)  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay

Publicado em 06/02/2024, às 12h00   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

As fitas do Senhor do Bonfim são procuradas por baianos e turistas principalmente em janeiro (quando ocorre a Lavagem do Bonfim) e em fevereiro (por causa do Carnaval de Salvador). Mas você sabia o significado das cores de cada fitinha?

Cada cor representa um orixá. Os vendedores locais e a Prefeitura de Salvador explicam o significado de cada cor. Algumas pessoas amarram nos punhos e outras nas grades da Basílica do Senhor do Bonfim.

A cor verde (escuro ou claro) representa Oxóssi. No Cristianismo é chamado de São Jorge. Retrata natureza e crescimento. O azul-claro representa Odoyá que é conhecida como Yemanjá, padroeira dos pescadores e divindade dos mares.

O amarelo retrata Oxum. Deusa do ouro, simboliza prosperidade. O azul-escuro indica Ogum (orixá guerreiro), significa coragem e força. Representa Santo Antônio, que, na religião cristã é conhecido como santo casamenteiro.

A fita colorida ou rosa representa Ibeji e Oxumaré. São entidades gêmeas, indicadas como São Cosme e Damião no cristianismo e são protetores das crianças. Oxalá (criador do universo e símbolo da paz) é espelhado na cor branca.

Iansã, a deusa dos ventos e das águas está presente na cor vermelha. Significa a capacidade de purificação e renovação. Nanã, tratada como uma anciã representa a chuva e o contato com a natureza figura no roxo.

Há outras opções de cores também presentes nas fitinhas do Senhor do Bonfim. Preta com letras vermelhas (Exú e Pombagira), preta com letras brancas (Omulu e Obaluaê), vermelha com letras brancas (Xangô) e verde com letras brancas (Ossain).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp