Cultura

TikTok entra no mercado editorial e quer publicar livros próprios

Reprodução/Facebook/Barnes & Noble
A empresa terá controle sobre a publicidade e divulgação de seus livros  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook/Barnes & Noble

Publicado em 02/07/2023, às 15h53   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A ByteDance, empresa controladora do TikTok, quer entrar no mercado editorial. Ela está oferecendo propostas para autores publicarem suas obras por meio de uma editora própria. Assim, a empresa terá controle sobre a publicidade e divulgação de seus livros dentro da plataforma.


A 8th Note Press começou a abordar, no início do ano, escritores de romances autopublicados. Apesar das propostas financeiras não serem generosas, a ByteDance oferecia serviços de marketing online, aproveitando a popularidade do TikTok.


Segundo o The New York Times, a escritora Colleen Hoover, que já vendeu mais de 24 milhões de cópias, surgiu graças ao TikTok, onde vídeos sobre suas obras já acumulam mais de 4,2 bilhões de visualizações.


Com essa investida da plataforma, existe uma preocupação no mercado de que a ByteDance possa privilegiar seus próprios autores em detrimento de outros, tornando o BookTok menos autêntico e centrado nos usuários.


A outra preocupação é em relação à distribuição dos livros. Inicialmente, a ByteDance planeja focar apenas em e-books, mas livros impressos ainda representam 70% das vendas no maior mercado global, Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp