Cultura

UBAQUE lança coletâneas com novos nomes da música baiana; saiba detalhes

Tacio Moreira e Edar de Souza // Divulgação
Safra de novos artistas que têm movimentado a agenda musical de Salvador se junta em UBAQUE  |   Bnews - Divulgação Tacio Moreira e Edar de Souza // Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 19/01/2024, às 16h37


FacebookTwitterWhatsApp

Uma safra de novos artistas tem movimentado a agenda musical de Salvador e protagoniza uma coletânea que chega hoje às plataformas digitais, dentro do projeto Ubaque Conteúdo Musical. O público vai ter acesso a uma série de audiovisuais reunindo cantores da nova cena da música produzida na cidade, lançados pela marca baiana que reúne a Join Entretenimento (dos empresários idealizadores do projeto, Camila Rebouças e Fábio Almeida), a Macaco Gordo (famosa pelo filme premiado “Axé: Canto do Povo de um Lugar” e pelo “Macaco Sessions”) e a Virgin Music - braço da Universal Music no lançamento de artistas da nova geração da música brasileira.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Os primeiros nomes apresentados integram a Coletânea Volume 1: Rafa Chagas (autor do hit “Zona de Perigo”, gravado por Léo Santana) com a música “Metendo Dança”; Carla Victória, com “Mundo de Fantasias”, a ex-The Voice Letícia, com “Nova Era”, e Tiri de Castro, com “Vai Bater” - faça o pré-save em https://virginmusicbr.lnk.to/ConteudoMusicalVol1. O Dja Luz lança um EP pelo projeto, reunindo sete faixas inéditas - ouça em https://virginmusicbr.lnk.to/ConteudoMusical.


O projeto multiplataforma vai atuar no fortalecimento das múltiplas linguagens da música gerada na Bahia, para consumo nacional e internacional, através do fomento à produção musical com o registro em diversos formatos e disponibilização do conteúdo nos canais da Ubaque nas plataformas digitais e parceiros exibidores de outras plataformas, além de co-produções.


O trabalho inicia com a consultoria artística assinada por Elísio Lopes Júnior, diretor artístico e roteirista. Ubaque nasce com foco nos novos conteúdos de matriz rítmica baiana, a partir da música percussiva, e buscando as diversas possibilidades que a percussão oferece para criação artística. O projeto está investindo na identificação de talentos originais e na pesquisa de novos ritmos, assim como a disponibilização aos mais diversos públicos em conteúdos audiovisuais, podcasts, instalações, eventos-conceito, publicações, conteúdos de pesquisa e outros formatos.


“Reunimos artistas que mantêm a agenda cultural de Salvador aquecida o ano inteiro. Alguns com público fiel nos shows, outros iniciando na carreira, mas já com um olhar altamente qualificado para sua produção musical e para o mercado. Nossa intenção é organizar esse acervo, lançar trabalhos inéditos e jogar luz para uma cena forte, com reconhecimento do público e do mercado”, aponta Camila Rebouças.


Com experiência consolidada na atenção e registro do repertório de artistas baianos e nacionais frente à sua atuação na direção do Macaco Sessions, Chico Kertész usou a estrutura de alta tecnologia da produtora Macaco Gordo - que assinou o internacionalmente premiado “Axé: Canto do Povo de um Lugar” - a favor do projeto que valoriza a nova cena de artistas baianos. “A história da música brasileira se entrelaça o tempo inteiro com a música baiana. Somos protagonistas nacionais na produção musical, e essa nova safra de artistas já está tendo reconhecimento público pela qualidade do seu trabalho. Produzimos conteúdos audiovisuais que vão chamar a atenção das pessoas e auxiliar na carreira desses músicos”, aposta Chico.


“É uma honra enorme fazer essa parceria com o UBAQUE. A Bahia é um dos grandes celeiros da música brasileira e sempre com grandes talentos. Ainda há o ditado: 'baiano não nasce, baiano estreia'. O baiano tem uma musicalidade e um talento incríveis. Essa parceria com o UBAQUE é para poder tentar potencializar esses novos artistas e talentos da Bahia para o Brasil e para o mundo", conta Miguel Cariello, presidente da Virgin Music Group.


Em parceria com a Bahia Eventos, da Rede Bahia, Diggo, Pedro Pondé, Letícia e Tiri, do casting gravado no UBAQUE, se apresentarão no Festival de Verão, integrando a programação do palco Rua. A ação é mais uma articulação do projeto para impulsionar a música produzida na Bahia com destaque para os novos talentos da cena local - objetivo principal do Ubaque.


Na próxima semana, outros dois lançamentos integram o projeto. Coletânea Volume 2 estreia no dia 24 de janeiro, reunindo Rafa Chagas, com “A Luanda”, Yan Cloud, com “Garota de Salvador”, Diggo, com “Colocadinba” e Felipe Barros com “Baby”. Na sexta-feira (26), o projeto lança o EP de Carla Victória.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp