Denúncia

Bahia lidera ranking de homofobia, diz GGB

Publicado em 13/09/2015, às 13h01   Leo Barsan


FacebookTwitterWhatsApp

A 14ª Parada do Orgulho Gay de Salvador, que acontece neste domingo (13), traz dados considerados "lamentáveis" pelo Grupo Gay da Bahia, entidade organizadora do desfile. Segundo o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, a Bahia lidera o ranking nacional de crimes de homofobia pelo quarto ano consecutivo. "Foram 29 casos de homicídios em 2014. No Brasil, a cada 36 horas, um gay ou travesti é assassinado. A Parada Gay é um momento de refletir e marcar posição em defesa dos direitos dos LGBT. Somos 20 milhões no país e gay também vota", declarou na manhã deste domingo (13).
Nesta edição, o desfile traz como padrinhos o presidente do Ilê Ayê, Vovô do Ilê, e o médium José Medrado. Ao Bocão News, Vovô disse ter aceitado o convite em demonstração de combate ao preconceito e intolerância. "É muito bonito dizer que não tem preconceito, mas na hora de assumir que não tem é complicado. Sei o que é ser negro e sofro na pele o preconceito. Essas questões precisam ser superadas", argumentou. Medrado agradeceu o convite e rebateu críticas que recebeu por aceitar apadrinhar o evento. 
"Estranharam um religioso aceitar esse convite, mas estamos nessa luta de que a teoria precisa ser praticada. Senhoras da religião pregam fraternidade, mas não viabilizam a prática. São os sepulcros caiados do século 21. O amor não é fisiológico e não dita estética. Onde tiver amor ali estarei", sintetizou.
Entre os homenageados está a Suprema Corte dos Estados Unidos, que recebeu o troféu de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT pelo reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no país norte-americano. 
A representante de Assuntos de Educação e Cultura do Consulado Americano no Rio de Janeiro, Beata Angélica, afirmou que os desafios para a comunidade homossexual são inúmeros. "Mas temos conseguido avanços e um dos exemplos é aprovação do casamento civil. O presidente Barack Obama respeita a comunidade LGBT e a nossa política é a de criar mais conhecimento sobre Direitos Humanos e Direito LGBT", ressaltou.
O governador Rui Costa foi representado pelo secretário de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, José Geraldo Reis. O desfile de trios elétricos está programado para às 15h. A estimativa de público, segundo os organizadores, é de 900 mil pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp