Denúncia

Preso no elevador, cliente do Barra denuncia omissão. Shopping rebate. Assista

Publicado em 19/10/2015, às 12h58   Caroline Gois (Twitter: @bocaonews)



Um caso que chamou a atenção dos clientes do Shopping Barra, em Salvador, chegou até a redação do site Bocão News, na manhã desta segunda-feira (19). Segundo o engenheiro Ivanildo de Jesus Silva, houve omissão de socorro e racismo por parte de funcionários do estabelecimento.
Tudo começou por volta das 18h30 de sábado (17) quando, de acordo com Ivanildo, ele e o filho de 4 anos ficaram presos no elevador. "Fiquei preso dentro do elevador quando estava indo pagar o ticket do estacionamento. Só estávamos eu e meu filho de quatro anos", contou ao site, informando que logo tentou acionar o botão de emergência. "Acionei o sistema de segurança, mas não dava resultado", afirmou. Desde então, ainda segundo ele, os momentos de tensão tiveram início. Ivanildo explicou à reportagem que ficou cerca de duas horas e meia até ser retirado de dentro do elevador. "Liguei para minha esposa que estava no estacionamento com nossa fiha de dois anos. Ela acionou a segurança que chegou e pediu que eu ficasse calmo. Vi passar o tempo e falei com eles que estava sendo usado um recurso inapropriado na tentativa de me tirar de lá", relatou, informando que por ser engenheiro técnico tinha conhecimento no procedimento a ser realizado e percebeu que o mesmo não estava sendo feito. "O pessoal é despreparado. Aí decidi chamar o Corpo de Bombeiros. Mas, para não chamar a atenção de ninguém e preservar a imagem do shopping os funcionários cancelaram os Bombeiros dizendo que tinham solucionado o problema. Colocaram minha vida e a de meu filho em risco", afirmou.
Ao ser retirado do elevador pelos funcionários do shopping, o engenheiro disse não ter recebido nenhum tipo de suporte, "apenas a preocupação deles com meu ticket. E achei também que houve preconceito com minha mulher que é negra. Ela pedia informações e ninguém a informava ou lhe dava atenção", denunciou. Ivanildo, que enviou um vídeo retratanto o caso, prestou queixa na 14ª Delegacia (Barra).
O outro lado
A assessoria de imprensa do Shopping Barra foi procurada pela reportagem do Bocão News, que confirmou o ocorrido com o cliente, entretanto nega qualquer atitude de racismo ou omissão de socorro. Em nota enviada ao site, a assessoria informa que "lamenta o ocorrido e que mantém contrato de conservação e manutenção dos elevadores com a OTIS. Enquanto aguardávamos os técnicos da OTIS concluírem os trabalhos, o shopping ofereceu toda a assistência necessária aos envolvidos. Reafirmando os princípios éticos que caracterizam seus mais de 25 anos de existência, o Shopping Barra repudia qualquer ato de preconceito de raça, por caracterizar clara violação aos direitos da personalidade e à dignidade da pessoa humana que é nada menos que um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme preceito inscrito no art. 1º, III da Constituição da República de 1988". 
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