Denúncia

Denúncia: cartório vira curral eleitoral em Lauro de Freitas

Publicado em 05/05/2016, às 12h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (4), leitores do Bocão News entraram em contato com a reportagem denunciando um crime eleitoral que estaria acontecendo em um cartório da cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Segundo testemunhas que tentavam regularizar o título de eleitor, eles estavam sendo abordados por funcionários de vereadores da cidade. “Conversam com as pessoas, anotam dados, distribuem até lanches. Esse é o trabalho deles aqui há mais de três dias. Agora, qual intenção de colher nossos dados, de ajudar dessa forma?”, questiona uma das testemunhas que prefere não se identificar.
Outra testemunha que também foi abordada por assessores que seriam de políticos locais detalha: “eles conferem a documentação, encaminham para tirar xerox. Muita gente chega a reclamar porque percebe que a ação não é correta. Eles também pedem aos eleitores para os procurarem caso os funcionários do cartório digam que as fichas acabaram”, revela.
Procurado pela reportagem, o advogado eleitoral, Ademir Ismerim, explica que o código eleitoral estabelece punições a partir do artigo 289 para aqueles que tentarem interceder na inscrição eleitoral. Principalmente, se os candidatos estiverem “patrocinando” esses eleitores. “O caso pode ser denunciado ao Ministério Público que vai abrir um processo criminal eleitoral. No entanto, é preciso que haja comprovação. Se houver comprovação criminal, o candidato passa a ser incluído na Lei da Ficha Limpa, já que todo condenado não pode participar da disputa eleitoral. Além disso, pode ainda cumprir pena”.
Leitores do site fizeram diversos registros das abordagens que aconteceram na manhã desta quarta. Um dos integrantes do grupo seria assessor de um político da região, e chegou até a ser identificado pelos eleitores na rede social. 
A reportagem tentou entrar em contato com a Câmara de Vereadores da cidade, mas a Casa não possui site. Além disso, os telefones disponibilizados em páginas de buscas na internet não completam as ligações. O presidente da Casa, Antônio Rosalvo (Rede), também foi procurado, mas as ligações não foram atendidas nem retornadas.

Publicada no dia 4 de maio de 2016, às 14h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp