Denúncia

Loja em Salvador comercializa tênis de fardamento escolar de prefeitura no RJ

Publicado em 15/06/2016, às 11h29   Vinícius Ribeiro e Tiago Di Araujo



Calçados destinados a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Magé, cidade localizada no Estado do Rio de Janeiro, vêm sendo comercializados livremente em uma loja no Centro de Salvador. A denúncia foi feita por clientes do Shopping 10 Atacadão, que se indignaram ao perceber que pares de tênis escolares estão à venda no mostruário do estabelecimento, localizado na Avenida Sete de Setembro.
Os produtos, que deveriam ser distribuídos gratuitamente complementando o fardamento dos estudantes da rede pública daquela cidade, estão ao alcance do consumidor soteropolitano pelo aparente valor irrisório de R$ 20. "O que eles estão fazendo é crime, vendendo produtos oriundos de desvio, que deveriam ser utilizados pelos estudantes ", indica a consumidora, que pediu para não ser identificada.
A jovem descobriu a fraude no último sábado (11), enquanto passeava na loja com os pais e percebeu uma tarja de tinta preta sobre a etiqueta da Prefeitura de Magé. Decidida a trazer o fato à tona, ela comprou um dos calçados para comprovar a comercialização (ver cupom fiscal). Segundo a jovem, ao questionar a gerência do Shopping 10, ouviu como justificativa: "São produtos de um lote com defeito".  Na segunda-feira (13), a denunciante registrou Boletim de Ocorrência na Decon. "Fiz meu papel de cidadã", disse a jovem em conversa com o Bocão News.
A reportagem esteve na loja na terça-feira (14) e constatou que os calçados não estavam mais à venda. Porém, os vendedores não souberam informar se os tênis foram retirados do mostruário ou todos vendidos. O Bocão News procurou o gerente do estabelecimento, que não quis falar sobre o assunto.
Em nota endereçada ao site, a assessoria da Prefeitura de Magé disse desconhecer "qualquer repasse, venda ou comercialização do material em questão. Todos os procedimentos de distribuição de material escolar passam por um rigoroso controle desde que a atual administração municipal foi empossada". 
A Prefeitura de Magé vem passando por um período de transição administrativa desde o dia 8 de abril, quando a Câmara de Vereadores cassou o mandato do prefeito Nestor Vidal por irregularidades na gestão. Desde então, o presidente do Legislativo, vereador Rafael Tubarão (PPS), assumiu interinamente o cargo. "Vale ressaltar que a logomarca estampada nos tênis fazem parte do padrão visual do governo do ex-prefeito que foi cassado por improbidade administrativa", salientou a atual gestão, enfatizando que "todos os contratos e atividades foram revisados".     

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp