Denúncia

Lauro de Freitas: buracos e sinalização precária deixam população em risco

Publicado em 03/06/2017, às 10h00   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Desviar dos buracos em diversas vias de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, se tornou um desafio cada vez maior para os motoristas. Em algumas situações, prever o incidente é inevitável, sobrando para a população o prejuízo com conserto do veículo. A sinalização precária nas vias é outro problema enfrentado pelos motoristas.
Por meio de fotos, leitores do BNews registraram vias que necessitam de serviços urgentes. Entre algumas das localidades estão um longo trecho da Avenida Bispo Renato Cunha, Avenida Praia de Copacabana, Avenida Praia de Ondina, Avenida Santo Antônio, Avenida Progresso Capiarara, Avenida Progresso, Avenida Doutor Gerino de Souza, Avenida Luís Tarquínio, algumas vias de Itinga, além da Rua Euvaldo Santos Leite, principalmente próximo da rotatória.
"No trânsito de Lauro a única coisa que funciona são os radares. Mas não tem como correr com buracos e com a falha na sinalização das pistas", ironiza Marcia Muller, que mora na cidade há mais de uma década.
Os reparos paliativos também são alvos de críticas. “Um grande absurdo as pistas de Lauro de Freitas. A cidade está cada dia pior, buracos por toda parte. Saindo de um e entrando em outro. Os buracos são tapados, e no dia seguinte abrem. Isso é uma vergonha. Pagamos impostos e esperamos que os mesmos sejam destinados à melhoria da nossa cidade. Vi um rapaz cair da bicicleta em frente ao shopping Litoral Norte, se fosse um motoqueiro em velocidade mais alta? Manutenção do carro nem se fala”, reclama por meio de publicação em rede social.
Um morador, afirma que o problema se arrasta desde a gestão passada. “Vivemos uma trilha Off Road todos os dias! Por que agora esta prefeitura de Lauro de Freitas está fazendo isso? A gestão anterior conseguiu ir ao ralo da existência! Olha, do jeito que está há eminências e eminências de desgaste e perigo a cada instante. Acidentes por causa dos buracos já vi. E os estragos nos nossos carros vejo toda hora! E a plena destruição das calçadas? É conceito, é?”.
Outro morador compartilhou em uma rede social uma foto de um grande buraco na Avenida Luís Tarquínio. Na imagem, ele e um cachorro aparecem dentro da cratera, que segundo a prefeitura, foi causada por obra da Embasa.
Com a palavra a prefeitura 
Ao BNews, a assessoria da prefeitura informou, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realizou a Operação Tapa Buraco em 108 vias, entre janeiro e abril.  
“Em maio e junho, apesar das frequentes chuvas, a ação continuou e deve acelerar a partir de julho quando está prevista a conclusão do processo de licitação e contratação de uma empresa para realizar obras de manutenção em toda a cidade”, diz trecho do esclarecimento enviado para reportagem. Para esse serviço, a prefeitura afirma que estão previstos investimentos em torno de R$3 milhões.
A prefeitura destaca ainda que equipes da Seinfra estão executando manutenção em Vida Nova e Estrada do Coco, e na próxima semana iniciam em Vilas do Atlântico e Miragem.
Segundo a assessoria, os buracos na rotatória da Avenida Euvaldo Santos Leite foram causados por obras de ampliação da oferta de água executadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). As obras de saneamento básico, executadas por empresa terceirizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) também estão causando estragos em alguns trechos. “A Prefeitura já cobrou das empresas a recuperação das vias”, garante.
Em relação à sinalização das ruas, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) explicou que um processo de licitação para contratação de empresa que executará esse serviço em toda a cidade está sendo finalizado.

Editada no dia 4 de junho de 2017, às 9h13.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp