Denúncia

Você Repórter: moradores denunciam cavalos soltos no Parque São Brás

Publicado em 28/07/2017, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores do Parque São Brás, no bairro da Federação, em Salvador, denunciaram ao site BNews o abandono e o descaso com animais soltos pelo bairro. Segundo eles, "essa é a situação que nós moradores do Parque São Brás na Federação estamos vivendo com  vários cavalos soltos nas ruas, entre os prédios, rasgando os lixos e sendo maltratados".
Uma moradora, que preferiu manter a identidade preservada, afirma que vive no bairro há mais de 30 e que crianças do bairro da Muriçoca começaram a aparecer no bairro com os animais. "Tenho uma filha que não deixo mais descer para brincar, pois tenho medo que o animal mesmo sem querer a machuque. Eles são deixados lá debaixo do sol, chuva, sem água e comida e estão sendo maltratados por essas crianças que os trouxeram. Eles batem no animal e abusam do mesmo montando sem parar e de forma inadequada. Liguei para a polícia que me pediu para ligar quando eles estivessem para dar um flagrante, mais eu trabalho durante o dia e não consigo, e nos finais de semana quando eu vejo e vou ligar, eles já saíram", relatou.
Ainda segundo a moradora, os cavalos ficam soltos, pegam os lixos que são colocados no container e rasgam tudo para comer, deixando as ruas sujas e com mal cheiro. "Queria pedir que algum orgão responsável retirasse os animais de lá e que a polícia fizesse mais rondas pelo local, pois nós estamos nos sentindo inseguros e invadidos. Quem mora no térreo mesmo vive de cortina fechada, porque eles passam nos cavalos e ficam olhando o que tem dentro da sala e quartos", disse.
Procurado pela reportagem, o Centro de Zoonoses de Salvador, que pertende à secretaria de Saúde do município, afirmou por meio da assessoria que uma lei municipal diz que é proibida a criação de animais de grande porte na cidade de Salvador. Já uma lei federal tipifica como maus tratos a criação desses animais fora do habitat natural. "Então, por tratar-se de crimes (já que leis estão sendo infringidas), a polícia deve ser acionada. No caso de cavalos em corredor de trafego, a Transalvador deve ser acionada. Em caso de ferimentos, o animal é levado para um hospital de medicina veterinária. Em caso de sadio, é encaminhado para adoção".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp