Denúncia

Nova Canaã: pais de alunos da rede municipal dizem que são obrigados a pagar por material escolar e livros

Leitor BNews
Ao BNews, um dos tios dos estudantes, relatou que a prefeitura alegou falta de verba  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 12/03/2018, às 12h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pais e responsáveis por alunos da rede municipal da cidade de Nova Canaã, no centro sul baiano, foram surpreendidos com uma lista de material escolar na volta às aulas. A denúncia foi feita ao BNews por um tio de seis estudantes do ensino fundamental. “Agora, no início das aulas, fomos surpreendidos com a solicitação de compra de materiais escolares para cada um”, relata o homem que teme por represália e prefere não se identificar.

Os pais foram informados sobre a compra dos materiais durante reunião, na Escola Municipal Eujacio Simões, na semana passada. Na oportunidade, eles também foram avisados que teriam que comprar um módulo por R$ 30.

Para reportagem, ele ainda contou que no ano passado, uma das sobrinhas estudou o quarto ano sem os livros didáticos. “Segundo a escola, o motivo é falta de verba para compra dos livros. Infelizmente, a situação só se agrava e os sindicatos e conselhos municipais estão omissos. Nós, cidadãos, não temos força para cobrar do poder municipal, pois somos poucos e não somos ouvidos”, lamenta.

De acordo com o Portal da Transparência, neste ano, a prefeitura recebeu o montante de R$ 302.011,83, referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDED).

Ao site, a secretária de Educação, Roberta Sodré negou a exigência de compra de material escolar, assim como a venda de módulo. “A gente vai investigar isso. A escola não dá relação nenhuma de material. Os livros são doados pelo governo. A gente não obriga ninguém a comprar material, mas se o pai quiser doar a gente aceita. O caderno, a caneta, o lápis, o aluno que tem que comprar”, rebateu.

Atualizada no dia 15 de março de 2018, às 12h16

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp