Denúncia

Com problemas cardíacos, idoso internado em UPA aguarda por regulação para vaga em hospital

Paulo M. Azevedo / BNews
Conforme recomendação médica, o paciente Evangivaldo Reis da Silva, de 73 anos, necessita realizar cateterismo cardíaco   |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 05/04/2018, às 11h40   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Prestes a completar 74 anos de idade, no próximo domingo (8), Evangivaldo Reis da Silva não tem tido motivos para comemorações. Após ser internado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no bairro de São Cristóvão, em Salvador, na última terça-feira, o paciente agora luta para conseguir uma vaga em um hospital através da Central de Regulação. 

Conforme ficha de referência da unidade de saúde, ele necessita de transferência para leito de cardiologia para realizar o procedimento de cateterismo cardíaco. Em contato com a reportagem do BNews, o filho do paciente afirmou que Evangivaldo sofreu um infarto silencioso, diagnosticado após exames na UPA, necessitando assim de urgência na transferência. 

Ainda de acordo com a ficha do paciente, o motivo do encaminhamento descrito justifica que o procedimento adequado não é realizado na unidade. No entanto, enquanto a transferência não é realizada, o idoso está internado na 'ala vermelha', destinada a pacientes que necessitam de emergência ou de urgência, por isso torna-se um paciente preferencial, pois corre risco de morte.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que garantiu agilizar a transferência. "A UPA de São Cristovão inseriu ontem (4) o paciente no Sistema Estadual de Regulação. A solicitação é para avaliação cardíaca. A equipe da Central está em busca de leito especializado para que a transferência possa ser realizada", informou em nota. 

Procedimento
O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Ele consiste na introdução de um catéter, que é um tubo flexível extremamente fino, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. O cateterismo cardíaco também é conhecido como angiografia coronária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp