Denúncia

Sem segurança, passarela em Pernambués tem equipamentos furtados e oferece riscos aos usuários

Adenilson Nunes / BNews
Quem passa pelo local ainda reclama da série de assaltos, que segundo usuários, acontece todos os dias e em qualquer horário  |   Bnews - Divulgação Adenilson Nunes / BNews

Publicado em 10/07/2018, às 14h15   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Quem precisa utilizar a passarela que liga o bairro de Pernambués ao Salvador Shopping não tem outra opção a não ser enfrentar o medo por causa do risco oferecido pelo equipamento. Com estrutura precária, falta iluminação em quase toda passarela, cobertura em algumas áreas e até estrutura lateral em outras que servem para impedir a queda de quem passa por lá.

Após inúmeras denúncias dos moradores, a reportagem do BNews esteve no local na manhã desta terça-feira (10) e constatou as más condições do equipamento provisório, que está sendo utilizado enquanto a outra passarela está sendo instalada. 

Além dos riscos por causa da estrutura, quem passa pelo local ainda reclama da falta de segurança, o que gera assaltos aos usuários quase todos os dias e furtos de materiais instalado no equipamento. Segundo um ambulante da região, constantemente lâmpadas, estruturas de alumínio e até madeiras da passarela são furtadas à luz do dia. 

A reportagem do BNews procurou a CCR Metrô, responsável pela manutenção da passarela e instalação do novo equipamento, que através de nota confirmou a série de furtos de materiais, reforçando ser de responsabilidade governamental a questão da segurança no local, mas que ainda assim os materiais furtados estão sendo reinstalados. O órgão ainda destaca que a passarela provisória atende os padrões de segurança e a nova deverá ser entregue no final do mês.

Nota de esclarecimento na íntegra
A CCR Metrô Bahia informa que está executando a adaptação da passarela que liga o Shopping Salvador ao bairro de Pernambués como parte da implantação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Durante as obras, a travessia de pedestres está sendo realizada por meio de uma passarela provisória que atende os padrões de segurança. Os equipamentos de iluminação e outros materiais da referida passarela têm sido furtados, e estão sendo reinstalados pela Concessionária de acordo com a sua capacidade de reposição. A segurança do local é de responsabilidade das entidades governamentais. O novo equipamento construído atenderá às normas técnicas de segurança e contará com piso tátil. Além disso, a concessionária revitalizou o acesso da passarela ao shopping. A nova passarela está prevista para ser entregue até o final do mês de julho.

A reportagem do BNews procurou a Polícia Militar da Bahia (PM-BA), que através de nota informou que o policiamento é feito pela 1ª CIPM, com apoio da Rondesp e das Operações Gêmeos e Apolo, através de rondas. "O policiamento na localidade é feito com viaturas (motos e carros) diuturnamente e nas bases móveis de seguranças que ficam posicionadas em locais estratégicos. A 1ª CIPM dispõe ainda de equipes táticas, do apoio da Rondesp e das Operações Gêmeos e Apolo, que apoiam nas abordagens preventivas e nas ações ostensivas com o objetivo de coibir o cometimento de crimes. É preciso salientar as vítimas que observarem suspeitos, ou ações delituosas no local, liguem para o 190 ou o disque denúncia (3235-0000) e informem a situação. É importante que registrem a queixa na Delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp