Denúncia

Criança de 1 ano é prejudicada com erro operacional do Planserv; plano nega

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O beneficiário e pai da criança lamenta a demora e afirma que “o local que a filha está oferece alto risco de infecção”.  |   Bnews - Divulgação Leitor/BNews

Publicado em 01/10/2019, às 10h15   Aline Reis


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Com quadro de problemas respiratórios, uma criança de 1 ano e 06 meses buscou atendimento na última segunda-feira (30), na Clínica SoKids, em Vilas do Atlântico, no município de Lauro de Freitas. Devido ao agravamento do quarto, às 11h foi solicitada pelo médico do plantão um internamento imediato. 

No entanto, o sistema do Planserv não libera o encaminhamento para a enfermaria ou quarto da clínica e quase 24h depois, na manhã desta terça-feira (01), a menor permanece em um leito de uma sala de procedimento da emergência do local.

O pai da criança e beneficiário do plano, procurou o BNews para denunciar a situação. De acordo com ele, o plano pago é especial, ou seja, tem acesso leitos dos quartos e enfermaria. Porém, o sistema não aceita e acusa pendências. 





O beneficiário lamenta a demora e afirma que “o local que a filha está oferece alto risco de infecção”. “Desde 23h fiz insistentemente ligações do meu telefone pessoal e da clínica para o Planserv liberar a internação, a resposta era que estavam aguardando a liberação do setor responsável e até agora nada. O leito da sala de procedimento da emergência transita várias pessoas com todo tipo de doença, minha filha está exposta a infecções”. 

O denunciante afirma que está “preso em um conflito de gestão e que não pode tirar a filha da clínica”. “O médico não libera a criança por causa do agravamento do quarto e não posso tirar minha filha daqui. Não posso internar na enfermaria ou quarto, pois o plano não libera. Não posso pagar o quarto e pedir ressarcimento ao Planserv, pois a clínica só trabalha com planos e não atende particular. Não sei o que fazer”, declarou. 

Em nota, o Planserv esclarece que não há no sistema nenhum pedido de autorização para internamento, portanto não houve negativa por parte da assistência. "Em casos de urgência /emergência, o plano recomenda aos seus prestadores a realização do procedimento necessário, ainda que não tenha sido seguido o trâmite administrativo da autorização", explicou. 

A operadora de saúde também afirmou que os técnicos do Planserv já estão em contato com o prestador, no sentido de reorientá-lo para inclusão do pedido em sistema e que os familiares foram acolhidos e cientes das tratativas.

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