Denúncia

Evento na orla atrasa montagem de postos da Salvamar e irrita salva-vidas; veja vídeo

BNews
O trânsito nas imediações foi interditado e a Transalvador garante que bloqueios foram informados com antecedência   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 27/10/2019, às 13h18   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã deste domingo (27), a orla de Salvador recebeu a 2ª edição do Triathlon Global Challenge Family. Para realização do evento, o trânsito nas imediações do circuito foi interditado para livre circulação dos competidores, mas acabou causando a irritação de um grupo de salva-vidas.

Em vídeo enviado ao BNews, os profissionais da Salvamar afirmam que foram impedidos de montar os postos de monitoramento entre as praias de Jaguaribe e Piatã, e alertam o risco para os banhistas que iriam ficar sem a fiscalização necessária para evitar afogamentos.

Um comunicado também foi divulgado em que reforça a denúncia. "O Salvamar ficou hoje impedido de transitar para armar seus postos na Praia devido ao evento de triatlon. Porém, ao mesmo tempo, o mesmo órgão (Salvamar) disponibilizou vários salva-vidas para o mesmo evento, incluindo a náutica, deixando os turistas e cidadãos soteropolitanos desguarnecidos nas praias e sobrecarregando os colegas da Praia. Mais uma vez, num final de semana que não podemos contar com o apoio náutico, pois o mesmo, mais uma vez priorizando eventos que deveria estar pagando uma empresa de salvamento aquático e gerando emprego e renda. Isso tem que ter um basta!".

Diante da denúncia e das imagens recebidas, a reportagem procurou a Transalvador que esclareceu ter comunicado sobre o bloqueio no trânsito com antecedência à prefeitura e autarquias. Em nota, o órgão enfatiza que os agentes prezaram pela integridade física dos atletas que estavam realizando a prova no momento.

"A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) esclarece que a operação especial para a realização do Global Challenge Familly, considerada uma das maiores competições esportivas do mundo, é de conhecimento dos integrantes dos órgãos e autarquias da Prefeitura de Salvador há meses para que suas atuações não fossem prejudicadas ou para que se adaptassem a este dia atípico. Conforme programado, neste domingo (28), a Transalvador inciou, às 4 horas da manhã, as interdições das vias por onde os competidores passariam. No momento em que as imagens foram gravadas, ciclistas ainda passavam em alta velocidade. Por conta disso, os salva-vidas foram orientados a aguardem uns instates até a finalização da corrida. Em momento algum, agentes da Superintendência estavam impedindo arbitrariamente a realização do trabalho dos salva-vidas que aparecem nos vídeos. Naquele instante, a atuação da Transalvador visava assegurar a integridade física dos atletas".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp