Denúncia

Mulher diz ter sofrido injúria racial em ensaio da Timbalada

Reprodução/ Redes Sociais
Fã da banda, ela relata ter sido abordada por seguranças após alegarem semelhança com uma suspeita de furto no show   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 21/01/2020, às 14h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma fã do grupo Timbalada afirmou ter sofrido injúria racial no último domingo (19), no ensaio de verão da banda no Guetho Square, no bairro do Candeal. Em depoimento que circular nas redes sociais, ela diz que "preconceito" e "racismo" são cotidiano para os negros, mas que "nunca havia sentido na pele de uma forma tão explícita".

A moça alega ter sido abordada por um segurança do evento, que disse ter recebido a denúncia de que uma mulher, com as mesmas características físicas e roupa, estaria cometendo furto no show denominado de Reghetto. 

“Cheguei num ensaio onde não reconheço as pessoas, onde os “timbaleiros” são minoria. Mas até aí tudo bem, queria curtir o verão da minha cidade. Tempos depois sou abordada por um segurança da festa que me pede para acompanhá-lo e me recuso. Perguntei qual o problema e ele me informa que recebeu uma queixa que estavam ocorrendo furtos causados por uma negra de cabelos trançados e camisa branca. Pedi que ele me revistasse, olhasse minha bolsa e provei que não era a pessoa responsável pelos furtos ocorridos. Nesse momento não consegui controlar o sentimento que atingiu meu peito”, relatou.

Grande fã da Timbalada, a mulher se diz surpresa pelo episódio ter acontecido no local onde se sente "em casa", entre "amigos e família". Ela ressalta que a abordagem do segurança foi "cuidadosa e respeitosa", mas que é inevitável a "dor" e o "constrangimento".

"Apesar da abordagem do segurança (negro) ter sido cuidadosa e respeitosa, a dor fica, o constrangimento machuca. E sei que foi uma forma velada de dizer: seu lugar não é aqui”, declara.

Em nota, a assessoria da banda e do evento repudiou o ocorrido, manifestou solidariedade e disse que o caso será "averiguado" para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O texto diz que a Timbalada é contra qualquer tipo de discriminação, seja racial, de gênero, sexual ou religiosa. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp