Denúncia

Peixes mortos em praia intriga moradores de Bom Jesus dos Pobres; veja vídeo

Reprodução/Twitter
Segundo informações de moradores da cidade, a situação tem se repetido ao longo dos últimos dias e a Marinha foi acionada para verificar o caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 13/12/2020, às 15h55   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

A aparição de peixes mortos em uma praia em Bom Jesus dos Pobres, distrito de Saubara, no interior da Bahia, tem assustado moradores da região. Em vídeo enviado ao BNews, é possível ver os animais sem vida na areia, assim como um cardume espalhado no mar.

Segundo informações de moradores da cidade, a situação tem se repetido ao longo dos últimos dias e a Marinha foi acionada para verificar o caso. Há a desconfiança de que a causa seja a pesca predatória com o uso ilegal de bombas artesenais, ou o descarte irregular de produtos químicos de um navio escavador que está atracado próximo à cidade.

O BNews entrou em contato com a assessoria da Marinha, que informou que o caso foge da função do órgão, que atua somente se for constatado que o problema foi causado por algum navio atracado em alto-mar.

Já a assessoria do Inema confirmou que tem recebido denúncia sobre a "mortandade" de peixes na Baía-de-Todos-os-Santos. Durante os dias 4 e 7, e até o último dia 11, técnicos do órgão fizeram uma vistoria para tentar identificar as prováveis causas e combater possíveis atos ilegais, mas não ficou constatada a ocorrência denunciada.

"Este Inema, através das suas Coordenações Técnicas de Fiscalização (COFIS / COADE), vem realizando o atendimento das demandas que chegam ao órgão e que reportam sobre a mortandade de peixes na Baía de Todos os Santos - BTS, como também nas demais áreas do Estado.

Técnicos do Inema estiveram na região da BTS nas datas de 04 e 07 à 11/12/2020 realizando vistorias para identificar possíveis causas dessa mortandade, como também combater ilícitos ambientais que pudessem estar associados à essa situação, como por exemplo a prática de pesca com o uso de explosivos.

Apesar dos esforços feitos por este órgão ambiental ao longo deste período, as situações reportadas ao Inema não foram identificadas in loco, sendo que também não identificou-se o flagrante de eventuais causas originárias", diz a nota.

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp