Denúncia

Moradores de Pau da Lima reclamam de multas de trânsito após reforma da Avenida Aliomar Baleeiro

Leitor Bnews
Eles afirmam que ficaram sem local para estacionar seus carros  |   Bnews - Divulgação Leitor Bnews

Publicado em 26/02/2021, às 14h13   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Moradores da Avenida Aliomar Baleeiro, no km 3, no bairro de Pau da Lima, reclamam que estão sendo multados com frequência por agentes da Transalvador após uma reforma da prefeitura ampliar a calçada da via. 

Segundo eles, os motoristas ficaram sem alternativa para estacionar e a única solução tem sido colocar os automóveis em cima da calçada, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza apenas o estacionamento na pista de rolamento, junto à guia da calçada (meio-fio).

Mas o problema é que, explica o morador Netwon Filho, estacionar no meio-fio compromete o trânsito da via principal. Segundo ele, ao questionar a situação a um dos agentes da Transalvador, a orientação dada pelo profissional foi a de colocar o carro o mais próximo possível do portão de casa, no passeio, o que, novamente, configura-se como infração.

"Depois da reforma ficamos sem alternativas. Depois que eu fiz uma reclamação, um agente me disse que eu poderia estacionar meu carro bem próximo do portão da minha casa, mas uma outra equipe da Transalvador veio e me multou. Nesta semana, mais três vizinhos foram multados pelo mesmo motivo", reclama.

A obra, que alargou a calçada e implantou piso tátil, é da prefeitura de Salvador e está sendo realizada em quatro fases. A última está sendo concluída em um trecho de 2,5 km de extensão entre os bairros de Mussurunga I e São Cristóvão. 

De acordo com a Transalvador, a construção e alargamento da calçada foi necessário para dar mais espaço para circulação de pedestres e que é de responsabilidade do proprietário do automóvel estacioná-lo em locais apropriados. "Deixar o veículo sobre calçada é uma infração de trânsito (art. 181, VIII, CTB) de natureza grave, o condutor está sujeito a 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23", diz trecho da nota. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp