Denúncia

Funcionários da Ucsal denunciam atrasos salariais e no pagamento do FGTS

Reprodução/Foursquare
Colaboradores relataram ao BNews que, até o fim da tarde desta quarta, estavam trabalhando sem receber os vencimentos referentes aos últimos dois meses  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Foursquare

Publicado em 09/06/2021, às 17h48   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Funcionários da Universidade Católica de Salvador (Ucsal) denunciam atrasos no cumprimento das obrigações salariais por parte da instituição de ensino.

Colaboradores relataram ao BNews que, até o fim da tarde desta quarta-feira (9), estavam trabalhando sem ter recebido os vencimentos referentes aos últimos dois meses.

Um funcionário, que concordou em mostrar o extrato na reportagem, afirma que a Católica não realiza o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde dezembro do ano passado. O registro demonstra, ainda, que o depósito foi referente a 2019.

“Tem funcionários já alegando estar passando necessidade, por estar trabalhando sem receber, e não ter como sustentar suas famílias [...] E eles não se posicionam e não dão uma previsão de quando deverá sair esse pagamento”, relatou o trabalhador, que preferiu não se identificar por temer represálias.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Ucsal reconheceu os atrasos nos vencimentos referentes a abril e maio, exceto para funcionários que ganham até R$ 1.068,77, que receberam o salário do mês quatro.

“A Universidade Católica de Salvador, frente aos grandes desafios impostos pelo cenário atual, potencializado pela crise sanitária do Coronavírus, que nos impõe há mais de um ano altas taxas de inadimplência, involuntariamente atrasou o pagamento dos salários dos seus funcionários nos meses de abril e maio”, diz a nota enviada pela assessoria de comunicação.

“Contudo, para minimizar os impactos desses atrasos, a Universidade adotou uma política que salvaguarda os que recebem salários menores, garantindo solidariamente o pagamento destes, e em seguida pagando os percentuais gradativos aos demais funcionários”, explica.

A universidade afirma ainda que está “empreendendo todos os esforços, inclusive buscando recursos externos, para sanar a questão dos atrasos o mais rápido possível, afim de manter empregos e salários dos seus colaboradores”.

Após o contato feito pela reportagem com a Ucsal, funcionários informaram que, no final da tarde de hoje, o salário de abril foi depositado em conta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp