Denúncia

Mãe acusa Colégio Módulo de perseguir a filha: ‘desenvolveu problemas psicológicos por causa da escola’

Reprodução/ Google Street View
Escola diz que houve violação das regras internas em uma prova de questões discursivas, pois duas provas estavam idênticas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Google Street View

Publicado em 18/06/2021, às 13h33   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

A mãe de uma aluna do Colégio Módulo, localizado na Avenida Magalhães Neto, em Salvador, está acusando a instituição de perseguir a criança de apenas 13 anos. A advogada Vanessa Bittencourt procurou o BNews para denunciar o caso após a filha desenvolver problemas psicológicos que teriam sido causados diante da postura da escola. 

O Colégio Módulo, por sua vez, diz que houve uma violação das regras internas por parte da aluna, repudia a acusação de perseguição e está apta a promover medidas judiciais contra tais acusações. Confira o posicionamento completo no final da matéria.

Vanessa conta que, desde o início do ano letivo, tem dificuldades em relação ao convívio da filha com o colégio, pois seus pleitos estariam sendo ignorados pela instituição. Ela alega que a menina teve uma nota zerada após o professor achar que a prova dela e a de uma colega estavam parecidas.

“As avaliações estão sendo feitas de forma remota e teve uma de História que valia 70 e minha filha tirou 65. Minha casa tem câmera por todos os lados e minha filha fez a prova sozinha no quarto dela, sem acesso a nada, somente à internet e livros. Ela tirou 65 e a nota foi lançada no portal do aluno, porém 14 dias depois, a escola disse que zerar a nota porque a prova estava parecida com a de outro aluno. Nunca tivemos acesso às provas, nem às correções”, relatou a advogada.

Ela diz que procurou o Módulo, solicitando então alternativas para rever a nota, como por exemplo, uma prova oral da criança para comprovar que ela dominava o assunto. “A direção disse que não ia fazer nada, que se a gente quisesse, minha filha iria pra recuperação. Questionei como eles podem zerar duas provas por serem semelhantes se as duas estavam separadas, sem contato algum. Além disso que capacidade técnica para isso eles têm? A diretora me disse que o professor só corrigiu a prova e lançou a nota de 65 apenas para se livrar do problema, mas ela era diretora e ia zerar a nota pra as duas alunas”, acrescentou a mãe. 

Diante da negativa, Vanessa decidiu entrar na Justiça com um mandado de segurança contra o Módulo, pedindo que uma liminar coloque a nota original de sua filha no histórico escolar. A advogada, no entanto, cita que, depois que a instituição foi intimada, houve uma “perseguição total” contra a filha.

“Eles não respondem nossos emails, mensagens de Whatsapp, questionam qualquer demanda da minha filha em relação à escola, chegando ao ponto de alterar o vencimento da mensalidade do dia 10 pro dia 1º para dificultar o pagamento. A gente tenta falar com o colégio e não consegue. Por causa dessas coisas, minha filha está com vários problemas nela e necessitando de acompanhamento de terapeuta e neurologista. Ela desenvolveu crise do pânico, tem medo de apresentar trabalhos, de encontrar colegas na rua. Essa situação causou inúmeros transtornos em minha filha e não estamos suportando mais”, desabafou. 

A mãe explica que ainda não tirou a menina da instituição, pois está no meio do ano letivo e seria prejudicial começar uma adaptação a uma nova escola. Ela adiantou que pretende entrar também com uma ação indenizatória contra o Módulo.

“Me sinto impotente. Um colégio com mensalidade caríssima para ter um aprendizado quase zero nas aulas remotas e que dificulta a resolução dos problemas e ainda persegue alunos. Estou tendo que pagar professores particulares de todas as matérias para a minha filha. Essa escola irresponsável está criando problemas na criança, que agora tem aversão à escola. Ela se tranca no banheiro e chora quando tem que apresentar trabalho e ela não é a única que está assim por causa do colégio”, acusou.

Colégio se defende

Procurado pelo BNews, o Colégio Módulo disse que, em relação ao caso citado, houve uma violação das regras internas em uma prova de questões discursivas, pois duas provas estavam idênticas, sendo que apenas uma das questões tinha uma pequena mudança na introdução incluindo três palavras adicionais. Todas as outras sete respostas discursivas estariam com os textos exatamente iguais. 

Os estudantes teriam sido informados, no início do ano letivo, sobre o regulamento interno e advertidos sobre o descumprimento das regras, inclusive a respeito da realização de avaliações de forma remota.

“A instituição repudia a acusação de perseguição e está apta a promover medidas judiciais contra tais acusações. A mãe foi atendida pela escola, diretora, psicóloga, supervisora e nunca deixou de ter contato, seja por e-mail ou presencial. O colégio esclarece que a decisão sobre a prova foi tomada em função do estatuto do estudante, documento que quando foi elaborado, contou com a participação dos alunos, famílias e integrantes da escola, o que demonstra que o estatuto não é arbitrário. Todos os alunos e famílias tem acesso ao documento”, destacou o colégio.

A instituição citou que o Bernoulli Educação assumiu a gestão do Módulo em 2015 e, desde então, “tem investido fortemente na excelência da instituição”. “Nesse período, elevou a posição do Colégio Módulo no Ranking do Enem, saindo do 8º lugar para o 3º lugar em Salvador, o que demonstra a qualidade do processo educativo na estrutura do módulo. Por fim, o colégio ressalta que a Justiça não acatou a liminar da parte contrária, o que demonstra a lisura do processo realizado pela escola. Todas as informações foram encaminhadas à Justiça e a instituição de ensino aguarda a decisão judicial final”, finalizou a escola.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp