Denúncia

Quilombolas denunciam líder comunitária em Ilha de Maré; veja vídeo

Leitor BNews
Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 06/07/2021, às 18h03   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Quilombolas de três localidades da Ilha de Maré, em Salvador, realizaram uma nova manifestação, nesta segunda-feira (5), contra a líder comunitária da associação de pescadores e marisqueiras da região. Ao BNews, Luana do Brasil, moradora e coordenadora da Prohumano Delegacia Direitos Humanos, relatou que a atual liderança realizou alterações em documentos sem comunicar os moradores. 

“Alterou documentos da associação sem a permissão dos pescadores e marisqueiras. A cesta básica do Ministério da Pesca veio e não distribuiu para os pescadores, porque foram desviadas”, alegou Luana do Brasil.  

Ainda conforme a porta-voz dos pescadores e marisqueiras do Porto do Cavalo, Martelo e Ponta Grossa, eles realizaram uma votação e elegeram com 142 votos uma nova chapa. Contudo, quando foram registrar no cartório foram informados que a associação já teria sido registrada no dia 1º de junho. Quando pegamos a ata tinham 25 assinaturas de parentes, filho, mãe, sobrinho”, completou Luana. 

A reportagem procurou a atual líder comunitária da região, mas não obteve resposta até o fechamento dessa matéria.

Assista ao vídeo:

Denúncia no MP-BA

No dia 20 de maio deste ano, cerca de 10 quilombolas foram até a sede da Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Nazaré, para denunciar a falta de transparência de uma líder comunitária

Ainda conforme o BNews, os moradores pedem maior participação nas decisões e cobram a vacinação de pessoas que não foram imunizadas contra a Covid-19 sob o argumento de que não faziam parte do território.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp