Justiça

Moradores de Quilombo de Ilha de Maré vão ao MP denunciar liderança comunitária

Dinaldo Silva // BNews
Eles pedem maior participação nas decisões da comunidade e nova eleição   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva // BNews

Publicado em 20/05/2021, às 12h42   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 10 quilombolas de três localidades da Ilha de Maré, em Salvador, foram na manhã desta quinta-feira (20) até à sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em Nazaré, denunciar a falta de transparência de uma líder comunitária. Os moradores pedem maior participação nas decisões e cobram a vacinação de pessoas que não foram imunizadas contra a Covid-19 sob o argumento de que não faziam parte do território.

De acordo com Luana do Brasil, moradora e coordenadora da Prohumano Delegacia Diretios Humanos, os populares, descontentes com a liderança, agora, pedem acesso às atas e ao estatuto do Quilombo para realizar uma nova eleição no próximo dia 25 de maio. Pedido que teria sido negado pela liderança. O BNews entrou em contato com a líder, mas as ligações não foram atendidas.

"Todos outros benefícios, como cestas básicas que chegam na nossa comunidade em nome do quilombo, são distribuídas com o critério de ter carteira de pesca, não é assim, deve ser para todo o território quilombola. Nem todos tomaram a vacina sob a alegação de as doses eram apenas para aqueles que moravam lá, sendo que, de segunda a sexta, alguns saem para trabalhar e só retornam no sábado e domingo. Estamos aqui revindicando nossos direitos porque eles estão sendo violados", explicou.

Os moradores fazem parte das localidades do Porto do Cavalo, Martelo e Ponta Grossa, onde moram cerca de 400 famílias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp