Denúncia

Vídeo: Alunos de medicina aglomeram em campus da Unime na Paralela e culpam faculdade; instituição nega

Reprodução / YouTube
Estudantes dizem ter sido obrigados a comparecer no local para realizar prova   |   Bnews - Divulgação Reprodução / YouTube

Publicado em 06/07/2021, às 19h20   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar das diversas tentativas da gestão estadual e municipal para conter a pandemia da Covid-19 em Salvador, alguns estabelecimentos seguem descumprindo as orientações para evitar aglomeração e promover o distanciamento social entre os seus frequentadores. Nesta segunda-feira (5), a faculdade Unime foi alvo de denuncias após reunir diversos alunos para realização de prova presencial no campus localizado no Shopping Paralela, na capital baiana. Um vídeo ao qual o BNews teve acesso mostra dezenas de estudantes do curso de medicina aglomerados dentro das dependências da faculdade.

De acordo com os denunciantes, a Unime teria obrigado alunos do curso de medicina do campus de Lauro de Freitas a comparecer à unidade localizada no shopping em Salvador para realização de uma prova teórica presencial. As imagens registradas por volta das 7h50 mostram como ficou o local onde, supostamente, estavam previstas para serem realizadas avaliações “acumuladas” durante todo o semestre.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Unime que, questionada acerca das aglomerações em um dos campus da faculdade, afirmou que, na verdade, foram os estudantes que desrespeitaram as orientações da instituição em prol do distanciamento social.

Confira nota na íntegra:

“A Unime Lauro de Freitas esclarece que o calendário avaliativo do corrente semestre de 2021.1 foi reestruturado, de acordo com as restrições sanitárias impostas pelos Decretos Estaduais e Municipais. Deste modo, o regime de avaliação foi implementado para permitir que o aluno realizasse a opção pelo modo online ou presencial da avaliação. Aos alunos optantes pelo regime presencial, foram reservados datas e horários próprios, garantindo o espaçamento e o distanciamento exigidos, de modo a garantir uma ocupação em sala de aula que não ultrapasse 50% da capacidade. 

No momento da gravação do vídeo, os estudantes haviam subido as escadas rolantes sem respeitar as indicações existentes no local sobre o distanciamento e se juntaram na recepção que valida o ingresso deles na Instituição de Ensino. A instituição ressalta que os alunos foram o tempo todo orientados pelos funcionários a aguardar no outro andar e manter o distanciamento.

A Unime Lauro de Freitas reitera que segue vigilante ao cumprimento do rigor e o cuidado com os protocolos de biossegurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e continuará realizando a adequada organização do ingresso dos alunos, professores e público externo nas suas instalações”.

O episódio foi flagrado um dia antes de a Bahia registrar mais um significativo aumento no número de mortes e casos confirmados da Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nesta terça-feira (6), nas últimas 24 horas, o estado contabilizou mais 3.235 casos da doença e outras 116 mortes, mais que o dobro do número contabilizado nesta segunda-feira.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp