Denúncia

Mesmo com estoque, multicentro da prefeitura em Amaralina não entrega remédio à idosa; veja vídeo

Leitor BNews
Desde o mês de abril, uma idosa de 68 anos tenta retirar cartelas de dipirona no Multicentro de Saúde Adriano Pondé  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 22/10/2021, às 16h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos medicamentos fornecidos pela prefeitura de Salvador à população é a dipirona. Para retirar gratuitamente o remédio em um dos postos municipais, é preciso que o cidadão apresente uma receita médica dentro da validade. O problema é que, ao se dirigirem a esses locais, tem sido comum escutar de servidores que trabalham no setor de farmácia: “está em falta; tente de novo mês que vem”.

Desde o mês de abril, uma idosa de 68 anos tenta retirar cartelas de dipirona no Multicentro de Saúde Adriano Pondé, em Amaralina, mas sempre volta para casa de mãos vazias, pois a atendente da farmácia diz que o medicamento está em falta e não há previsão de regularização. 

A última vez que foi ao posto, no mês de setembro, ela decidiu gravar a situação e denunciar. No vídeo (assista abaixo), é possível ver a servidora dizendo que não há o medicamento no local e a idosa ainda cita que tem ido lá desde abril e não consegue a dipirona, momento em que a atendente acena com a cabeça concordando que o remédio está em falta desde então. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi procurada para se posicionar sobre a denúncia e disse que não houve desabastecimento de dipirona no Multicentro de Saúde Dr. Adriano Pondé. Questionada sobre o fato de uma servidora estar dizendo o contrário, alegando que o medicamento está em falta, a SMS não se pronunciou. 

“Assim como eu, quantas pessoas não já foram lá, perderam tempo, dinheiro do transporte, e voltaram sem remédio porque a atendente diz que não tem? É ela quem decide quem recebe ou não o medicamento? Os direitos não são iguais? Isso é revoltante! Será que outros servidores não fazem o mesmo, inclusive com outros medicamentos?”, questionou a idosa.

Um ofício enviado à SMS pela diretora do Multicentro de Saúde de Amaralina - Dr. Adriano Pondé, e encaminhada ao Bnews, reforça que mantém atualizado o fluxo de reposição de medicamentos do elenco da farmácia básica e afirma que "possui cronograma anual que rovisiona treinamentos periódicos de capacitação e orientação dos (as) Colaboradores (as) nas diversas áreas objetivando sempre a oferta de serviços de excelência e comunicação clara no atendimento ao público. Estamos sempre à postos para resolver situações pontuais, ou que fujam do fluxo normal das atividades".

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp