Denúncia

Agentes de limpeza do IML são obrigados a remover e até abrir cadáveres

Imagem Agentes de limpeza do IML são obrigados a remover e até abrir cadáveres
Terceirizados da LC Empreendimentos reclamam das condições de trabalho em Santo Antonio de Jesus  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/08/2013, às 08h56   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Funcionários da limpeza vinculados à empresa LC Empreendimentos que prestam serviço para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Santo Antônio de Jesus denunciaram ao Bocão News as precárias condições de trabalho a que são submetidos diariamente.

De acordo com os próprios terceirizados, eles foram contratados para exercer o cargo de auxiliar de serviços gerais. No entanto, extrapolam as suas funções e são obrigados a remover e até abrir cadáveres.



Além do desvio de função, os funcionários se queixam de recorrentes atrasos de salários, horas extras que, segundo eles, não são pagas e “local completamente inadequado” para o trabalho em Santo Antônio de Jesus.

De acordo com o diretor de base do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA), Elielson Figueiredo, um ofício será enviado ao diretor do IML de Santo Antônio de Jesus para que as irregularidades sejam resolvidas.

“Iremos, na próxima semana, para Santo Antônio de Jesus para verificar a situação de perto e entregar o ofício. Além das péssimas condições de trabalho, o IML desse município é totalmente inapropriado. Os cadáveres não são congelados e ficam quentes, crianças passeiam dentro do IML, é um verdadeiro absurdo”, relatou Elielson Figueiredo.

Ainda de acordo com o diretor do sindicato, quase todos os funcionários de IMLs são vinculados à LC Empreendimentos, "que constantemente atrasa o salário dos terceirizados" . Elielson Figueiredo também declarou que já recebeu informações que em municípios como Jequié e Valença os trabalhadores também sofrem com o desvio de função. “Vamos catalogar todas as cidades qque estão nesta situação”, finalizou.

Outro diretor do Sindilimp, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), diz que "os atrasos da LC Empreendimento são recorrentes e o Governo do Estado precisa urgentemente tomar uma providência para que os trabalhadores não continuem a ser prejudicados".

A redação do Bocão News tentou contato com os responsáveis pelo IML de Santo Antônio de Jesus, mas até a postagem da matéria não obteve êxito.

Nota originalmente postada às 19h do dia 29


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp