Denúncia

Ucsal não entrega certificado a concluintes de pós

Charge feita por alunos
Alunos também denunciam falta de orientador nos trabalhos de conclusão  |   Bnews - Divulgação Charge feita por alunos

Publicado em 05/12/2013, às 18h15   Priscila Chammas



Um grupo de 20 estudantes do curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada, que começou entre março e abril de 2011, reclamam de estar sendo prejudicados pela “completa desorganização da Universidade Católica de Salvador (Ucsal)”. Segundo eles, foi disponibilizado apenas um orientador para todos eles, o professor Ricardo Caribé, que, além de indisponível, não tinha condições de orientar trabalhos tão diferentes entre si.

O resultado foi que as aulas práticas acabaram em fevereiro de 2012, mas boa parte dos alunos não conseguiu concluir o trabalho de conclusão de curso. Mesmo os que conseguiram entregar e receber a nota - alguns no fim de 2012, outros no início de 2013, e outros há cerca de três meses - ainda não conseguiram receber o certificado da Universidade. Já foi escrita uma carta coletiva e feitas diversas reclamações na secretaria da Ucsal, mas, segundo os alunos, nenhuma providência foi tomada.

“Eles ficam falando que o certificado está em processo de produção, mas não dão um prazo, nem resolvem”, reclama a estudante Camila Chaves. Ela conta também que, apesar de ter, a duras penas, conseguido trocar o orientador, teve que fazer o trabalho sozinha, porque o professor Victor Mendes nunca estava disponível. Em sete meses, diz, só conseguiu se encontrar com ele uma vez. Segundo ela, o trabalho está pronto e já foi enviado por e-mail há mais de um mês, mas o professor não corrige para que ela possa fazer a versão final e entregar.

O professor Victor foi procurado pelo Bocão News e informou que não comentaria casos específicos, mas que o acesso dos alunos a ele é muito fácil. “Acho estranho essa colocação, mas se ela está insatisfeita, é sempre possível solicitar a mudança de orientador”, disse. Ele reconheceu que o curso em questão passou por muitos problemas, mas garantiu que era um caso isolado. “Não temos problemas em outros cursos, mas nesse tivemos isso. Tivemos que mudar a coordenação, houve alguns problemas, mas sempre fomos muito transparentes com os aluno”, garantiu.

Já o professor Ricardo Caribé, explicou que acabou concentrando quase todos os orientandos porque a maioria dos professores do curso não moram em Salvador, o que dificultaria a logística. “Foi colocado isso aos alunos e informado que, a depender do projeto de cada um, eles podiam procurar outros professores. Então eles foram orientados e não teve nenhum prejuízo dos trabalhos por falta de orientação”, garantiu.

Com relação ao problema dos certificados, Caribé informou que os documentos já estão na reitoria, faltando apenas a assinatura do reitor. “Eu assinei no início da semana passada, assim que ficou pronto. É um trâmite burocrático que só a universidade pode explicar porque demorou”, disse. A Ucsal também foi procurada pelo Bocão News, mas até o momento não se posicionou sobre o assunto. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp