Denúncia

Guardas Municipais envolvidos em confusão no Subúrbio foram afastados das ruas

Publicado em 04/02/2014, às 10h18   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O chefe da Guarda Municipal, Peterson Portinho, informou nesta manhã que os agentes envolvidos na confusão durante uma festa de Iemanjá no Lobato, no último domingo, já foram afastados das ruas. Os guardas foram filmados agredindo participantes da festa, após a apreensão de um equipamento de som. "A imagem por si só já diz tudo. O que posso colocar é que a superintendência da Guarda Municipal afastou das ruas aqueles integrantes que participaram da operação, e instalou um inquérito administrativo pra apurar as responsabilidades", disse Portinho, durante entrevista ao apresentador José Eduardo, na rádio Metrópole. 

Peterson Portinho leu uma nota da polícia civil, que informava que  dois homens suspeitos de participarem de uma quadrilha de traficantes dispararam mais de 40 tiros nos policiais (que também participavam da operação), após a apreensão de equipamento de som. Mais de 2 mil pessoas participaram da festa. 

A nota dizia ainda que o grupo jogou objetos nas viaturas da prefeitura e policia, danificando-as, e que um homem de prenome Laerte chegou a ser detido e liberado.  As imagens estão sendo analisadas. 

"No caso da Guarda Municipal, nada condiz com aquele comportamento. Já afastei asqueles homens da rua", disse o chefe da Guarda. Segundo ele, o incidente não significa que a Guarda Municipal não é preparada para andar armada.
"Não fico preocupado não. Essa foi uma ação estanque. Em qualquer órgão existe esses desvio de conduta. A Guarda Municipal é formada de homens, como qualquer outro órgão, e 90% deles possuem curso superior completo ou cursando", disse. 

Ele explicou que os agentes estão sendo armados aos poucos, e após um treinamento de 230 horas com os melhores instrutores de tiros de Salvador. Questionado por ouvintes, Portinho disse ainda que as armas só poderão ser utilizadas no deslocamento para o trabalho, ou durante a atividade.  "Claro que vai ser proibido andar armado, circulando pelas ruas, pelos ônibus".  




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp