Denúncia

UPA de Roma se posiciona após matéria do Bocão News sobre falha no atendimento

Imagem UPA de Roma se posiciona após matéria do Bocão News sobre falha no atendimento
Usuária do serviço procurou a reportagem na sexta-feira (31) para se queixar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/11/2014, às 21h03   Tony Silva (Twitter: @Tony_SilvaBnews)



A leitora Joselene dos Santos, 27 anos,do Bocão News procurou a reportagem do site na sexta-feira (31), para denunciar a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), do bairro de Roma, em Salvador. De acordo com a usuária do serviço, ela chegou com sintomas de hipertensão e voltou para casa sem atendimento. Nesta segunda-feira (3), a assessoria de comunicação da unidade de saúde enviou uma nota para redação do site se posicionando sobre o fato.

Leia a íntegra da nota:

Em resposta à denúncia publicada no dia 31 de outubro, da leitora Joselene dos santos, sobre a suposta rejeição de pacientes pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Roma, no dia 30 de outubro, a direção da UPA apresenta os seguintes esclarecimentos:

- A UPA de Roma vem trabalhando com seu quadro de médicos clínicos completo, não só durante a semana como também, e principalmente, durante os sábados e domingos.

- O que ocorre é um quadro de superlotação na unidade. A unidade está trabalhando acima de sua capacidade máxima, impossibilitando o atendimento imediato a pacientes com menor grau de urgência. Em virtude do cenário de superlotação, o atendimento ficou restrito a pacientes graves.

- A Unidade não direciona paciente para ir em outra unidade. Apenas explica a situação acima citada.

- A UPA de Roma presta atendimentos de urgência 24 horas/dia, ininterruptamente, e conta com 30 leitos de observação para um período de até 24 horas (não caracterizando, portanto, uma unidade de internação hospitalar). Pacientes que, em função de um perfil de maior gravidade, exigirem internação hospitalar, são transferidos para unidades de maior complexidade através da Central de Regulação Estadual.

Agradecemos a divulgação destas informações.




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp