Denúncia

BA 529: Populares cobram obras prometidas na “Estrada Velha da Buraqueira”

Reprodução Leitor Bnews
Quem reside na região há muito tempo garante que as obras realizadas no local são feitas sempre no período eleitoral  |   Bnews - Divulgação Reprodução Leitor Bnews

Publicado em 20/01/2022, às 15h28   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Estrada Velha de Monte Gordo (BA 529), que liga Guarajuba e Monte Gordo a Barra do Jacuípe, em Camaçari, está sendo apelidada pelos moradores das comunidades cortadas pela via de “Estrada Velha da Buraqueira”. Apesar do Governo do Estado ter publicado no Diário Oficial em agosto de 2021 o processo licitatório para pavimentação e macrodrenagem da via, com investimento de 11,8 milhões para 9,5 quilômetros da BA-529, a população não vê sinais do início das intervenções.

Leia mais: 


Quem reside na região há muito tempo garante que as obras realizadas no local são feitas sempre no período eleitoral. É o caso de Dona Eunice de Jesus, de 67 anos, moradora da comunidade de Boa Esperança, em Barra do Jacuípe.


“Só aparecem por aqui de quatro em quatro anos e ainda colocam um asfalto fuleiro, que dissolve com três chuvas. Por isso, está todo mundo chamando aqui de Estrada Velha da Buraqueira. Apesar de todo mundo saber que é uma estrada estadual, teve uma vez que a prefeitura de Camaçari colocou o asfalto, também perto da eleição para prefeitos (risos). Botaram uma placa grandona para deixarem claro que era a prefeitura, não era o Governo. Aí a gente fica no meio dessas iniciativas que só pingam a cada quatro anos”, reclamou Dona Eunice de Jesus.


Proprietário de um terreno de 400 metros quadrados em Monte Gordo, Jair Macedo questiona a falta de olhar dos poderes públicos para a região. “E dizem que aqui é Linha Verde, viu? Só se for linha laranja, de laranjada. Isso é uma vergonha. Comprei um terreninho aqui tem mais de 3 anos e nunca vi essa estrada arrumada. Agora está muito pior do que há 3 anos. Tem vizinho meu que disse que já esteve boa, mas eu só ouvi falar. O que vejo é um monte de carro quebrando e furando pneu. O impressionante é que nessa estrada passa muitos ônibus interestaduais e que nem assim colocam um asfalto que preste. Minha esperança é que agora, já que dizem que melhoram a cada quatro anos isso”, afirmou.

Comércio adaptado à realidade

Numa realidade de crise econômica em que a população ainda sofre os efeitos da pandemia, o comércio local se adapta à realidade da via. A reportagem do Bnews identificou ao menos quatro borracharias, que se instalaram recentemente na estrada.


“Se os motoristas quebram, eles perdem. Alguém tem que ganhar, né? Como desde que me entendo por gente tem buraco aqui, resolvi tentar ganhar nesse ramo. Tem dado pra tirar um dinheirinho”, garantiu um proprietário de uma borracharia recém instalada na via, que preferiu não se identificar.


A reportagem do BNews entrou em contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, do Governo do Estado para saber do andamento do processo licitatório e da previsão para o início das obras na Estrada Velha de Monte Gordo.


De acordo com a Seinfra, a obra já foi iniciada. Está na etapa de topografia e limpeza de bordos, que são processos que não demandam a presença de maquinários. Assim que essa etapa for finalizada será feita a macrodrenagem e restauração e dos 9,52 km da BA-529, trecho entre Barra de Jacuipe – Monte Gordo. A previsão é de que a obra seja concluída em novembro deste ano.

Veja o vídeo: 

Leia também: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp