Denúncia

Colaboradores da Rede D’or em Salvador denunciam discriminação; saiba detalhes

Divulgação/Hospital Aliança
Trabalhadores acusam rede de hospitais de prática constrangedora  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Hospital Aliança
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 07/05/2023, às 13h28 - Atualizado às 13h45


FacebookTwitterWhatsApp

Os colaboradores da Rede D’or, em Salvador, estão revoltados com o tratamento recebido dentro das unidades de saúde da capital baiana. Segundo a classe, há uma prática constrangedora e seletiva. 

Segundo os trabalhadores, pela entrada principal dos hospitais Aliança, Cardiopulmonar (Hospital Cárdio Pulmonar)  e São Rafael (Hospital São Rafael) acessam apenas os médicos e clientes. Pela porta dos fundos, os demais trabalhadores - após serem submetidos a revista dos pertences.

"Sempre foi assim e a rede D'or continuou essa prática. Pela porta principal só clientes e médicos. Funcionários outros não podem. Nem enfermeiro pode. No elevador principal também não pode", declara uma fonte ao BNews. Os trabalhadores estão se organizando para realizar protestos ao longo da semana.

Uma outra fonte relatou ao BNews que esse acesso restrito aos funcionários já foi alvo de criminosos. Segundo a fonte, há 15 dias o vestiário feminino teve a parede atingida por um tiro de fuzil e o projétil transpassou o recinto a ponto de atingir colaboradores no horário de trabalho.

Procurada, a Rede D'or informou, através de nota, que com o objetivo de oferecer mais segurança aos profissionais, pacientes e visitantes, foi implementada inspeção de bolsas e mochilas no acesso que é exclusivo para entrada e saída dos colaboradores da Rede. Todo e qualquer profissional, independente da categoria, que passar pelo local será submetido a inspeção. Entendemos que a privacidade de todos é importante, por isso, a inspeção está sendo feita de forma discreta, respeitosa e segura por profissionais treinados.

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) informou que tomou conhecimento, através do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, de que trabalhadores da Rede D’or Salvador denunciaram uma prática seletiva para acessar seus locais de trabalho. O Coren-BA ressalta que os trabalhadores da Enfermagem representam a maior força de trabalho do setor da Saúde. Diante do exposto, repudiamos qualquer forma de discriminação que venha a ser praticada contra os profissionais de enfermagem e apoiamos a promoção de um ambiente de trabalho justo, inclusivo e livre de preconceitos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp