Denúncia

Lideranças indígenas da Bahia denunciam violência de grileiros em suas terras

Divulgação/ABI
Durante o encontro foram episódios de violência como conflitos locais pela terra, violações de direitos, perseguições, ameaças e assassinatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ABI

Publicado em 09/11/2022, às 16h03   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público e Defensorias, em Teixeira de Freitas, recebeu uma denúncia sobre os ataques promovidos por grileiros invasores dos territórios indígenas do sul da Bahia. Na última segunda-feira (7), o povo Pataxó foi representado por lideranças das comunidades da região. Durante o encontro foram relatados conflitos locais pela terra, violações de seus direitos, perseguições, ameaças e assassinatos.

De acordo com a Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, a segurança é hoje o maior problema das comunidades da região. Crianças e jovens indígenas tem sido obrigados a interromper suas frequências às aulas nas escolas indígenas afetadas e na universidade. De parte dos povos, há apelos para que as autoridades desarmem e investiguem a origem das armas pesadas e munições destes vizinhos.

A ação foi um desdobramento da I Caravana Intercultural Indígena, da Aduneb (Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia) e pelo Cepiti (Centro de Estudos e Pesquisas Intercultural e da Temática Indígena), que visitou comunidades da Região do Descobrimento em outubro, após o assassinato do adolescente Pataxó Gustavo Conceição da Silva, de apenas 14 anos, com um tiro de fuzil. As mais de 30 entidades que participaram da Caravana coletaram denúncias em cada local visitado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) instaurou procedimentos quando tomou conhecimento das denúncias.

O evento realizado no Campus da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) de Teixeira de Freitas reuniu representações de entidades que atuam na defesa dos povos originários como o Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública da Bahia, CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O representante da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) participou como Observador das Comissões de Meio Ambiente e de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp