Denúncia

Mãe diz que Unimed descumpre decisão liminar e quadro médico da filha piora

Central UNIMED
Liminar foi concedida contra plano de saúde e Unimed não vem cumprindo  |   Bnews - Divulgação Central UNIMED

Publicado em 23/09/2022, às 16h33   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Ana Grasielle, mãe da jovem Yasmin, de 13 anos, deu entrada em uma ação judicial contra a UNIMED e a Vida Home Care por atendimento inadequado e uma sucessão de procedimentos quer resultaram na piora do quadro de sua filha. Em contato com a reportagem do Bnews, a mãe da criança revelou que o plano de saúde vem descumprindo a liminar concedida e não tem encontrado profissionais credenciados para atendimento.

"Yasmin tem o plano desde que nasceu. A gente contratou a UNIMED devido as limitações que ela apresentou desde o seu nascimento e quando foi no mês de junho foi solicitada a troca da sonda, que foi trocada de forma errada pelo médico do home care", afirmou a mãe. 

Após ser diagnosticada com distomilidade intestinal, Yasmin passou a utilizar uma sonda para receber sua dieta alimentar. Segundo Ana, houve erro médico na troca da sonda, que provocou a perfuração da pele da adolescente e ferimentos internos no estômago. O quadro da jovem piorou também quando a enfermeira errou ao utilizar uma alimentação estragada no equipamento. 

"A técnica que estava colocou na alimentação dela uma dieta estragada e criou uma infecção. Desde então, Yasmin tem apresentado dificuldade no esvaziamento gástrico, problema na coagulação do sangue", revelou. 

A advogada da família, Renata Brito e Souza, revelou que o erro médico foi evidenciado pelo documento elaborado pela empresa Home Care e através de relatórios médicos. ""A indiferença das Rés em relação a menor tal como o descumprimento da decisão judicial concedida através de antecipação de tutela de urgência agrava, ainda mais o quadro clínico da menor que, atualmente, já carece de suporte médico e de outros profissionais para que se recupere dos danos causados pelo erro na prestação de serviço das Rés", afirma. 

A 19ª Vara da Relação de Consumo concedeu liminar para determinar que a Unimed e a terceirizada Home Care providenciem o tratamento médico e medicamentoso da adolescente, bem como disponibilizar equipe médica completa para acompanhar o tratamento. Contudo, a decisão vem sendo descumprida pelas duas empresas. 

A advogada ainda afirma que a mãe da menor tem sido enganada, com a marcação de diversas consultas falsas por parte da Unimed. "A genitora da menor foi enganada por meio de falsas marcações de consultas clínicas para oncologia pediátrica, profissional que a menor necessita com a maior urgência em face do agravamento do seu quadro de saúde", assegura. 

A reportagem do Bnews buscou contato com as empresas Unimed Nacional e Vidas Home Care, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp