Denúncia

Mulher questiona laudo de Covid que a impediu de receber transplante no Ana Nery: "Vi que deu negativo"

Arquivo Pessoal
Ainda sem entender o que aconteceu e disposta a resolver a situação, a aposentada voltou ao Ana Nery e tentou conversar com a direção, mas não conseguiu  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 18/08/2022, às 21h41   Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

A aposentada Maria da Conceição, de 56 anos, ainda não entendeu porque não conseguiu receber um transplante de rim, na última sexta-feira (12). Isso porque naquela manhã, a sua filha, Roseane Santos Almeida, recebeu a ligação tão esperada, informando que um órgão compatível estava à disposição dela, desde que chegasse até ás 13h no Hospital Ana Nery, em Salvador. Após pedir ajuda a amigos e a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, onde elas residem, conseguiram chegar à capital baiana a tempo, mas a alegria de não precisar mais fazer hemodiálise após dez anos acabou com um teste de Covid-19.

“Fizemos todos os exames necessários para realizar o transplante, inclusive, depois de conversar com a médica, dispensamos o motorista da prefeitura, pois passaríamos a noite no hospital. Quando minha mãe fez o teste de Covid eu vi um único traço e disse: ‘deu negativo, né’, mas a enfermeira disse que ‘com certeza daria positivo’. Eu ainda questionei, ‘mas não é igual teste de gravidez, um traço é negativo e dois positivo?’ Mas ela insistiu no resultado”, afirmou a Roseane.

Depois disso, já com a médica, a família recebeu o laudo do teste positivo para Covid-19 e a informação de que por causa disso o transplante não poderia ser realizado. Roseane ainda questionou se poderia fazer outro exame, até fora da unidade hospitalar, mas não foi permitido. Ao chegar em Santo Antônio de Jesus, no sábado (13), Maria realizou outro teste de Covid-19 que deu negativo.

Ainda sem entender o que aconteceu e disposta a resolver a situação, a aposentada voltou Ana Nery e tentou conversar com a direção mas não conseguiu. “Disseram que era necessário agendar e conversamos com a Ouvidoria”, explicou Roseane.

Ao Blog do Valente, o hospital afirmou que “ foi feito o comunicado formal do resultado do exame para Covid, com entrega de laudo impresso” e que “ Todas as questões foram informadas à paciente”. Confira a nota completa enviada ao site de Santo Antônio de Jesus:

O Hospital Ana Nery comunica que: é de conhecimento público a realidade imposta pela pandemia do Coronavírus. Tendo em vista o panorama atual, os pacientes aptos clinicamente para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos, indispensavelmente são submetidos a exame clínico, coleta de exames de laboratório e a realização de swab nasal para avaliação da positividade (ou não) para o Coronavírus. Neste compasso, para a segurança dos pacientes e pelo risco elevado de complicações graves após a cirurgia, qualquer procedimento cirúrgico só é realizado quando o teste para a COVID tem por resultado: negativo.

Importante salientar que a supracitada testagem é também realizada em pacientes assintomáticos e/ou naqueles que venham apresentar quaisquer alterações laboratoriais ou clínicas que possam causar risco para o doente.

Em relação à paciente, esclarecemos que foi feito o comunicado formal do resultado do exame para Covid, com entrega de laudo impresso. Todas as questões foram informadas à paciente.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp