Denúncia

Presidente de associação de travestis, baiana é barrada de entrar no México: “Transfobia velada"

Divulgação
Presidente de associação de travestis foi impedida de entrar no México onde participaria do Fórum Mundial Social  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/05/2022, às 12h19 - Atualizado às 13h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a baiana Keila Simpson, foi impedida de entrar no México onde participaria do Fórum Mundial Social, em que representaria o Brasil pela Associação Brasileira de Ongs (Abong), neste domingo (1º).

Ao BNews, Keila relatou que saiu do Brasil no sábado (30) e chegou em solo mexicano na manhã de domingo (1º). Ao chegar no aeroporto da cidade do México, foi solicitada a apresentação do bilhete de embarque de retorno ao Brasil, além da comprovação da reserva do hotel onde ela ficaria no país. Segundo ela, que classifica o episódio como transfobia, mesmo apresentando os documentos a sua entrada não foi autorizada.

"Cerca de 200 pessoas estavam na fila e pelo que vi, eu fui a única pessoa que eles pediram o bilhete de retorno e a comprovação de reserva de hotel. Mesmo eu mostrando o bilhete eletrônico com a passagem de volta e o comprovante da reserva do hotel, eles não liberaram a minha entrada. Nós travestis sabemos o real motivo disso: transfobia. Transfobia velada".

Matérias relacionadas:

A ativista foi mantida em uma sala do aeroporto mexicano desde as 07h da manhã de domingo e só por volta das 16h foi deportada do país.

"Eles ficaram com meus dois aparelhos de celular e documentos e só me liberaram horas depois para eu fazer uma ligação de um minuto. Entrei em contato com o pessoal da delegação que estava no Fórum. Eles foram até o aeroporto, tentaram falar com o pessoal da imigração para tentar reverter a situação, mas não conseguiram. A embaixada também não respondeu", conta.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp