Feriado / Dia Nacional da Consciência Negra

ACM Neto e Carlinhos Brown ressaltam importância do Dia da Consciência Negra

Gilberto Jr
Prefeito destacou a inauguração do observatório de combate à discriminação racial  |   Bnews - Divulgação Gilberto Jr

Publicado em 20/11/2014, às 06h00   Tiago Di Araújo (Twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo Brasil. E como uma das cidades mais negras do país, Salvador tem a data como grande importância o que é explanada através do gestor do município, ACM Neto, e um dos principais representantes culturais da capital baiana mundo afora. 
Ambas as personalidades foram entrevistadas pela reportagem do Bocão News para falar sobre a representatividade da data para Salvador. O prefeito enfatizou a importância do combate ao preconceito racial. "É um dia que merece a reflexão de todos. Afinal de contas, ainda existe muito preconceito, ainda existe muita discriminação e isso tudo precisa ser combatido com muita energia pelo poder público", afirmou. 
Neto aproveitou para destacar a inauguração do Observatório de Combate à Discriminação Racial, que aconteceu na noite desta quarta-feira (19). "Nós temos um compromisso muito sério de fazer políticas públicas efetivas de garantir a reparação. Ficamos satisfeitos na medida que a gente pode 'casar' essa ação de inauguração do observatório, permitindo que isso seja tratado com mais seriedade ainda, exatamente na véspera do dia da consicência negra", disse.
Já o multi-instrumentista Carlinhos Brown refletiu sobre o assunto e afirmou que em um dia representativo como esse, é necessário observar também outros tipos de preconceitos. "Geralmente quando eu falo em consciência negra em um país como o nosso, eu afirmo que também é um dia especial para outras consciências, como por exemplo, a consciência miscigenação. Afinal, a mãe África nos mandou pra cá com um legado de mudança e não pra nós continuarmos separados. A consciência de respeito ao próximo e as diferença".
Brown ainda comentou sobre um vídeo que repercutiu na internet, onde uma mulher apanha brutalmente de um homem com um pedaço de madeira e pediu consciência sobre a violência contra às mulheres. "Essa violência domésticas em relação às mulheres que tem que acabar. Eu vi um vídeo essa semana na internet que me chocou bastante. Eu não acho nenhuma graça um marido pegar uma ripa e dar uma surra na mulher daquela forma que eu vi e acho que muita gente viu. A gente não sabe aonde ele estava com a cabeça, a gente não sabe o motivo, mas nenhum motivo justifica violência ao outro e não compactuamos com isso. Então, acredito que são várias consciencias a se ter. Agora, a consciência da alegria ela é importante, porque nós estamos aqui vivos, muitos de nós saudáveis e aqueles que não estão, temos que ter a consciência de dar carinho", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp