Feriado / Dia Nacional da Consciência Negra

Entidades promovem Marcha da Consciência Negra no Centro de Salvador

Vagner Souza/BNews/Arquivo
Manifestação será realizada na tarde desta terça-feira, 20 de novembro  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews/Arquivo

Publicado em 20/11/2018, às 08h10   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Grupos ligados ao movimento negro promovem nesta terça-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a 39ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares - Dandara. A manifestação terá concentração no Campo Grande, a partir das 14h, e seguirá até a Praça da Sé, no Centro Histórico.  

O ato também renderá homenagens a vítimas da violência em 2018, como a vereadora carioca Marielle Franco, o capoeirista Moa do Katendê e o servente de pedreiro Charlione Lessa. Será lembrado também Osvaldo Orlando da Costa, o Osvaldão, líder revolucionário da guerrilha do Araguaia.  

"Anualmente, externando nosso sentimento revolucionário de rebeldia pan – africanista, durante o “MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, prestamos homenagens ao nosso grande herói ZUMBI DOS PALMARES, bem como a todos e todas revolucionários/as daquele momento de 100 anos luta quilombola contra o Estado colonizador, opressor e assassino. Pagina da história que nos serve de orgulho da identidade de sermos africanos da diáspora", diz a descrição do evento organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) no Facebook.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp